Empresas de Internet dos EUA negam ter aberto os seus servidores aos espiões

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Francisco, 07 jun (Lusa) -- A Apple e outras empresas norte-americanas de Internet negaram na quinta-feira terem permitido aos serviços de informações acederem aos seus servidores para recuperar dados dos utilizadores, no âmbito de um programa de vigilância aprovado pela administração de Obama.

Estas reações urgem depois de o jornal Washington Post ter revelado que o FBI e a Agência Nacional de Segurança (NSA) utilizam portas de entrada escondidas no 'software' fabricado pelas principais empresas informáticas norte-americanas para vigiar os utilizadores, um programa secreto designado como PRISM.

"Nunca ouvimos falar do PRISM", afirmou o porta-voz da Apple, Steve Dowling ao garantir que a empresa "não fornece qualquer tipo de acesso direto aos seus servidores por agências governamentais e que qualquer agência desse tipo que pretenda obter dados dos clientes terá de ter um mandado judicial".

A NSA e o FBI acederam aos servidores de nove gigantes de Internet norte-americanos, como a Microsoft, Yahoo, Google e Facebook, para vigiar as atividades de estrangeiros, revelaram na quinta-feira o Washington Post e o Guardian.

O Washington Post foi contactado por um antigo funcionários dos serviços de informações que lhe forneceu documentos, incluindo uma apresentação de PowerPoint de formação que descrevia a parceria entre a agência de espionagem NSA e as empresas de Internet.

A Facebook também desmentiu as acusações na quinta-feira.

"Não fornecemos a qualquer organização governamental um acesso direto aos nossos servidores", afirmou o responsável de segurança do grupo, Joe Sullivan, citado pela agência AFP.

A Google respondeu em comunicado aos dois jornais que não existia qualquer "porta de entrada escondida" nos seus servidores para os serviços federais e a Microsoft indicou que, se o governo tem um programa para aceder a dados dos utilizadores, a empresa "não participa nele".

Também a Yahoo negou dar ao governo acesso direto aos seus utilizadores.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.