Abdel Fattah al-Sisi vai recandidatar-se à presidência do Egipto

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cairo, Egito, 19 jan (Lusa) -- O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, anunciou hoje que se vai candidatar a um segundo mandato nas eleições presidenciais que vão decorrer em março deste ano.

"Vou anunciar com toda a honestidade e transparência, e espero que vocês aceitem, a minha candidatura para o cargo de Presidente da República", disse, durante um discurso em que destacou as conquistas efetuadas pela sua presidência.

Os candidatos para as eleições presidenciais têm até 29 de janeiro para formalizar a sua candidatura.

Abdel Fattah al-Sisi foi eleito em 2014. Em 2013, enquanto chefe do Exército, destituiu o islâmico Mohamed Morsi, o primeiro Presidente democraticamente eleito do Egipto.

A campanha eleitoral vai começar, oficialmente, no dia 24 de fevereiro e termina a 23 de março.

De acordo com a Autoridade Nacional de Eleições, a primeira volta das eleições presidenciais terá lugar de 26 a 28 de março e uma segunda ronda será realizada, se necessário, de 24 a 26 de abril.

Estão vão ser as terceiras eleições presidenciais desde a queda do regime de Hosni Moubarak.

AJO // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.