Ivo Oliveira ganha a Taça do Mundo de ciclismo na corrida por pontos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Minsk, 19 jan (Lusa) - O ciclista português Ivo Oliveira venceu a Taça do Mundo na disciplina de corrida por pontos, ao ser hoje terceiro na última prova pontuável, disputada em Minsk, garantindo assim o apuramento de Portugal para o Mundial.

O terceiro posto na corrida de hoje é o melhor lugar de sempre de um luso em corridas da Taça do Mundo, com Ivo Oliveira (41 pontos) a ser apenas batido pelo holandês Jan Willem van Schip, primeiro (75 pontos), e por Lok Cheung King, de Hong Kong, segundo (50 pontos).

Depois do quarto lugar na etapa de Pruszków, Polónia, o terceiro posto de hoje colocou Ivo Oliveira a fechar a Taça do Mundo com 775 pontos, mais 50 do que o grego Christos Volikakis e mais 135 do que Lok Cheung King.

Além da conquista da Taça do Mundo, o desempenho de hoje assegura que Portugal terá presença na corrida por pontos do Campeonato do Mundo de Pista, que será disputado em Apeldoorn, Holanda, entre 28 de fevereiro e 04 de março.

"Era a medalha que me faltava. Já tinha subido ao pódio em provas internacionais C1 e C2, em Europeus e em Mundiais. Faltava-me uma medalha na Taça do Mundo e surgiu hoje, numa corrida muito difícil. Teve ainda o sabor especial de garantir o apuramento para o Campeonato do Mundo e a vitória na geral da Taça do Mundo", comentou o ciclista, no final.

Ivo Oliveira regressa à pista no sábado de manhã, para a fase de apuramento de perseguição individual. O corredor luso, campeão europeu de sub-23 e vice-campeão europeu de elite desta especialidade, é um dos favoritos.

Caso consiga um dos quatro melhores tempos na qualificação, Ivo Oliveira irá às corridas de disputa das medalhas, de tarde. Como a etapa de Minsk é a única da Taça do Mundo 2017/2018 com perseguição individual no programa, o vencedor da competição será também o vencedor da Taça do Mundo de perseguição individual.

Ainda no sábado, ao final da tarde, Ivo Oliveira faz dupla com o gémeo, Rui Oliveira, representando Portugal na disciplina olímpica de Madison.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".