Portugal 2020 em "velocidade de cruzeiro" e país à frente da execução na UE

| Política
Porto Canal com Lusa

Évora, 19 jan (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, congratulou-se hoje pela "velocidade de cruzeiro" do Portugal 2020, revelando que, em 2017, Portugal liderou o nível de execução dos países da União Europeia com "programas acima dos cinco mil milhões de euros".

"Felizmente, hoje, temos em velocidade de cruzeiro a execução do Portugal 2020, a nível nacional e a nível regional", disse, numa sessão em Évora, apontado também a "boa execução" do programa operacional regional Alentejo 2020.

No ano passado, salientou António Costa, Portugal ocupou mesmo, "pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no nível de execução" no seio da União Europeia e no conjunto dos países "que têm programas acima dos cinco mil milhões de euros".

E, continuou, em 2017, em termos das empresas, "também a nível nacional conseguimos ultrapassar a meta a que nos tínhamos proposto".

Segundo o primeiro-ministro, foram alcançados "os 1.300 milhões de euros de fundos colocados" nas empresas, continuando a vigorar "o objetivo de chegar ao final deste ano com dois mil milhões de euros dos fundos colocados às empresas".

António Costa discursava no início de uma reunião com o Conselho da Região da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, em Évora, para discussão da Estratégia Nacional para Portugal 2030, que conta também com a presença do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

RRL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.