Canadá acusa a Nestlé, Hershey e Mars de manipularem o preço do chocolate

| Mundo
Porto Canal / Agências

Toronto, 07 jun (Lusa) -- As autoridades canadianas acusaram na quinta-feira as empresas Nestlé, Mars, Hershey e ITWAL e dois ex-executivos da Nestlé de conspirarem para manipular o preço do chocolate no país.

Segundo as autoridades da concorrência do Canadá (OCC), os acusados são Robert Leonidas, ex-presidente da Nestlé Canadá, Sandra Martínez, ex-presidente da Confeitaria da Nestlé Canadá, e David Glenn Stevens, presidente da ITWAL, uma rede nacional de distribuidores de chocolate.

As autoridades do Canadá indicaram que a norte-americana Hershey "cooperou com a investigação" e que irá declarar-se culpada no dia 21 "pelo seu papel na conspiração para manipular o preço dos produtos de chocolate" no país.

As empresas arriscam multas de até 10 milhões de dólares (7,5 milhões de euros)e os executivos até cinco anos de prisão.

A alegada manipulação de preços do chocolate ocorreu entre 2002 e 2008.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.