Austrália investiga falha técnica em avião da Malaysia Airlines

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 19 jan (Lusa) - As autoridades australianas anunciaram hoje estarem a investigar as causas que obrigaram um Airbus A330 da Malaysia Airlines a desviar-se da rota, na quinta-feira, e a aterrar no centro do país.

O voo MH122 da companhia malaia saiu na quinta-feira de Sydney com destino a Kuala Lumpur, com 244 passageiros a bordo, quando registou "falhas técnicas num dos motores", o que obrigou a desviar o aparelho da rota e a aterrar na cidade de Alice Springs.

Em comunicado, a Autoridade para a Segurança nos Transportes australiana indicou que vai ouvir a tripulação e rever provas disponíveis e comunicar "qualquer problema crítico para a segurança".

Por seu lado, a transportadora Malaysia Airlines sublinhou que "a segurança nunca esteve comprometida", de acordo com um comunicado.

Em 2014, a companhia aérea sofreu, em pouco mais de três meses, dois acidentes que causaram 537 mortos.

A 08 de março, o voo MH370, que fazia a ligação entre Kuala Lumpur e Pequim, desapareceu depois de alguém ter desligado as comunicações e o aparelho ter virado deliberadamente. O avião ainda não foi encontrado.

A empresa norte-americana Ocean Infinity acordou, no início do mês, retomar as buscas pelo aparelho na zona do oceano Índico, onde se pensa que o aparelho se despenhou.

Em julho de 2014, o voo MH17, que partiu da Holanda com destino à capital malaia, foi atingido por um míssil lançado por um grupo independista pró-russo, quando sobrevoava o leste da Ucrânia.

EJ // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.