Câmara dos Representantes dos EUA aprova financiamento temporário para administrações

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 19 jan (Lusa) - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira uma medida de financiamento temporário para evitar a paralisação da administração federal.

Os parlamentares adotaram uma extensão de quatro semanas, até 16 de fevereiro, por 230 votos a favor e 197 contra. O Senado deverá pronunciar-se antes da meia-noite de hoje para evitar a paralisação ("shutdown") da administração federal.

A maioria republicana apoiou esta extensão para permitir, nomeadamente, o financiamento das forças armadas. Em troca, propôs à minoria democrata a garantia de sustentabilidade do programa público de seguro pediátrico para crianças pobres (Chip), por um prazo de seis anos, a partir de agora.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu aos representantes para aprovarem o texto, cuja rejeição levaria à paralisação da administração, na mesma altura em que se assinala o seu primeiro ano na presidência.

"A Câmara tomou a decisão correta para os nossos homens e mulheres em uniforme e para milhões de crianças que beneficiam do 'Chip'", congratulou-se o presidente da Câmara, o republicano Paul Ryan, numa mensagem divulgada na rede Twitter.

"Será que os democratas do Senado também vão decidir bem, ou vão provocar a paralisação do governo", questionou.

Além do financiamento do "Chip", os democratas querem resolver o futuro de 690 mil "dreamers" [sonhadores]. Estes jovens, chegados clandestinamente aos Estados Unidos quando eram crianças, correm o risco de serem expulsos na sequência da revogação do programa "Daca" [Ação Diferida para Imigração Infantil], criado pela administração de Barack Obama e que garantia um estatudo de residente temporário.

Cerca de 520 portugueses são abrangidos por este programa.

EJ // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.