Pediátrico de Coimbra nega falta de camas para fazer face à gripe

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 18 jan (Lusa) - O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) negou hoje a insuficiência de camas no Hospital Pediátrico para fazer face à gripe sazonal, apesar do acréscimo de 50% dos episódios de urgência relativamente à média anual.

"Apesar da grande pressão no internamento, foi sempre possível internar todos os doentes em condições adequadas sem compromisso de toda a atividade programada", refere o CHUC, num comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com a nota, o Serviço de Urgência do Hospital Pediátrico "tem dado resposta eficaz, mesmo tendo em conta uma procura mais elevada" nos últimos dias, "tendo sido tomadas de imediato as medidas adequadas".

O CHUC adiantou ainda que "não há doentes em macas nos corredores a aguardar internamento, não há doentes em macas nas enfermarias nem há cancelamento de cirurgias ou outros procedimentos programados" no Hospital Pediátrico.

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) classificou hoje como "uma irresponsabilidade" a falta de camas no Hospital Pediátrico de Coimbra para responder à gripe sazonal.

A SCROM referiu que, "devido à falta de recursos humanos e de material", o Pediátrico não está preparado para fazer face ao Plano de Contingência de Saúde Sazonal - Módulo Inverno da Direção-Geral da Saúde (DGS).

"A população pode confiar no Hospital Pediátrico", refere o comunicado do CHUC, que lamenta o facto de a SCROM não ter efetuado um pedido de informação prévio, "o que seria expectável e recomendável, por forma a não criar situações de alarme absolutamente desnecessárias tanto na população como nos profissionais".

AMV (RBF) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.