Socialistas madeirenses escolhem líder para os próximos dois anos na sexta-feira

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 18 jan (Lusa) - Os socialistas madeirenses escolhem na sexta-feira o novo líder regional do partido para os próximos dois anos.

O atual presidente do PS/Madeira, Carlos Pereira, e o presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, são os candidatos às eleições internas.

Os militantes - 1.952 em condições de participar nas internas - vão simultaneamente eleger os delegados ao XVIII Congresso Regional do PS/Madeira, a decorrer a 03 e 04 de fevereiro.

Carlos Pereira, que é presidente do partido desde 2015, apresenta-se aos militantes com a moção "Verdade e Credibilidade" e Emanuel Câmara com "Um futuro pelas pessoas".

Emanuel Câmara, que concorre apenas à presidência do partido, apresenta o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo (independente reeleito nas eleições autárquicas de 01 de outubro na coligação "Confiança", constituída por PS, BE, JPP, PDR, e Nós, Cidadãos!) como candidato às eleições legislativas regionais de 2019.

"Seria um erro histórico não aproveitar o capital político e o trabalho feito pelo Paulo Cafôfo à frente da Câmara Municipal do Funchal", sustenta Emanuel Câmara.

O recandidato à presidência do PS/Madeira salienta, por seu lado, que as eleições internas são "uma luta contra dois".

"Um quer ser presidente do partido, mas não do governo. O outro quer ser presidente do governo, mas não quer ser militante do partido", refere.

A Comissão Organizadora do Congresso emitiu um comunicado em que considerou "inválidas" as listas de candidatos a delegados, pela candidatura de Carlos Pereira, aos círculos da Calheta/Arco da Calheta, São Martinho, Caniçal, Ribeira Brava, Camacha/Gaula, Caniço, Santana/São Jorge e Boaventura/Ponta Delgada (num total de 50 delegados), devido à não inclusão de um terço de suplentes.

EC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.