Jornal Diário Jornal das 13

Forte tempestade no norte da Europa provoca caos nos transportes. Todos os voos de Amesterdão cancelados

Forte tempestade no norte da Europa provoca caos nos transportes. Todos os voos de Amesterdão cancelados
| Economia
Porto Canal com Lusa

A forte tempestade que atinge o norte da Europa está a provocar hoje o caos nos transportes, impedindo voos e dificultando a circulação de comboios e automóveis.

O aeroporto de Amesterdão Schiphol anulou todos os voos devido a ventos violentos que paralisam a Holanda, deixando comboios parados e barcos ancorados e causando problemas nas estradas.

O instituto de meteorologia holandês atribuiu a grande parte do país o código vermelho, o alerta mais elevado.

 

Árvores caídas e camiões derrubados pelos ventos fortes também foram registados, mas não há ainda informação de vítimas.

 

Na vizinha Bélgica, a tempestade obrigou ao encerramento do porto de Ghent e a circulação de elétricos foi interrompida em várias partes da capital, Bruxelas, onde vários parques públicos foram encerrados.

Na Alemanha, as escolas estão fechadas na antecipação da tempestade, com neve, chuva e ventos fortes.

O serviço ferroviário alemão cancelou toda a circulação no estado mais populoso do país, o da Renânia do Norte-Vestefália.

A praça em frente à catedral de Colónia foi parcialmente isolada por precaução, em caso de queda de pedras devido às rajadas de vento.

No Reino Unido foram registados ventos de até 110 quilómetros/hora e milhares de casas no sudeste de Inglaterra ficaram sem eletricidade.

A circulação ferroviária regista grandes atrasos, porque o vento danificou linhas elétricas e causou a queda de árvores nos carris.

Em algumas zonas da Escócia, desaconselhou-se a circulação automóvel devido ao perigo causado pelos ventos, neve e gelo.

A Roménia foi outro dos países atingidos, com a tempestade de neve e os ventos fortes a deixarem dezenas de escolas, várias estradas e portos fechados, bem como milhares de pessoas sem eletricidade.

A ministra do Interior, Carmen Dan, disse hoje que cerca de 32.000 pessoas estão sem eletricidade em 13 condados da Roménia.

+ notícias: Economia

Não param de aumentar os registos de alojamento local

Tem aumentado exponencialmente o número de registos de alojamento local em Portugal. Os proprietários estão a aproveitar enquanto a nova lei não entra em vigor. Com as novas regras, as autarquias passam a ter mais poderes e podem inclusive criar zonas nas cidades sem este tipo de alojamento.

Menos turistas estrangeiros reduzem dormidas nos hotéis em 2,9% em junho

As dormidas na hotelaria diminuíram 2,9% em junho em termos homólogos, devido sobretudo aos turistas estrangeiros que pernoitaram menos 5,1% nos hotéis portugueses nesse mês, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Portugal ascende ao 2º lugar dos países que mais fundos recebem de Bruxelas

Portugal recebeu, em três anos, 5,7 mil milhões de euros da Comissão Europeia, ascendendo ao segundo lugar entre os Estados-membros que mais fundos comunitários receberam até junho, segundo dados revelados por Bruxelas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.