PCP reúne Comité Central no fim de semana para analisar política nacional

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jan (Lusa) - O Comité Central do PCP, órgão dirigente alargado entre congressos, reúne-se pela primeira vez em 2018 este fim de semana para analisar a situação política portuguesa, disse hoje à Lusa fonte comunista.

Após quatro encontros do género em 2017, os mais de 100 elementos que compõem a estrutura vão estar na sede nacional do partido, em Lisboa, sábado e domingo, a partir das 11:00, e o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, protagonizará uma conferência de imprensa com as principais conclusões pelas 17:00 do último dia de reunião.

Segundo a mesma fonte, o Comité Central vai debruçar-se sobre a "análise da situação política e social e da ação para o reforço do partido".

Esta reunião magna comunista acontece uma semana após a eleição de novo presidente do PSD, maior partido da oposição, Rui Rio, o qual já declarou querer "libertar o país da amarração à extrema-esquerda", mostrando-se disponível, em caso de necessidade, de entendimentos com o PS para voltar a influenciar a governação.

O PCP é um dos três partidos, juntamente com BE e PEV, que assinou posições conjuntas com o PS permitindo, em novembro de 2015, a viabilização do Governo minoritário liderado por António Costa.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Livre escolhe líder parlamentar entre os estreantes no Parlamento

A recém-eleita deputada do Livre Isabel Mendes Lopes vai ser a líder parlamentar da bancada do partido na próxima sessão legislativa.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".