Euro mantém-se acima de 1,22 dólares e membros do BCE manifestam preocupação

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jan (Lusa) - O euro subiu hoje e manteve-se acima de 1,22 dólares, depois de vários membros do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) manifestarem preocupação com a recente valorização da moeda europeia.

Às 18:20 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,2248 dólares, quando na terça-feira à mesma hora negociava a 1,2236 dólares.

O vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, disse em entrevista ao jornal italiano La Repubblica que está preocupado com os movimentos repentinos no euro, que não surgem em resposta a dados fundamentais da zona euro.

"Não temos um objetivo de taxa de câmbio, mas estou preocupado com os movimentos repentinos que não refletem mudanças em dados económicos fundamentais", assinalou Constâncio.

O vice-presidente do BCE deu a entender que a entidade, que se reúne na próxima semana, não vai introduzir de imediato alterações na orientação da sua política monetária.

O governador do Banco Nacional Austríaco, Ewald Nowotny, assegurou que a recente valorização do euro não é nenhuma ajuda e o governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, também se mostrou preocupado com a apreciação da moeda europeia, que pode levar a uma descida da inflação.

Hoje de madrugada, o euro chegou a atingir 1,2323 dólares, um máximo desde dezembro de 2014.

Divisas.........hoje.................terça-feira

Euro/dólar......1,2248....................1,2236

Euro/libra.....0,88452...................0,88825

Euro/iene.......135,68....................135,60

Dólar/iene......110,78....................110,82

EO // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.