Associação Nacional de Municípios transmitiu a Cavaco "diversas preocupações"

| Política
Porto Canal

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) transmitiu hoje ao Presidente da República “diversas preocupações”, mas também a disponibilidade das autarquias para “empreender um novo ciclo de desenvolvimento socioeconómico”, anunciou o próprio.

Manuel Machado esteve hoje, acompanhado dos restantes membros da direção da ANMP, reunido com Cavaco Silva no Palácio de Belém, em Lisboa.

No final do encontro, o também autarca de Coimbra (PS) adiantou aos jornalistas que teve a “oportunidade de transmitir diversas preocupações e diversos problemas” ao chefe de Estado, a quem a direção da ANMP foi hoje “apresentar os cumprimentos, no início do mandato e também de um novo ano”.

“Além disso, viemos manifestar ao senhor Presidente da República a disponibilidade dos municípios portugueses para empreender um novo ciclo de desenvolvimento para se vencer a crise, e este novo ciclo é de desenvolvimento socioeconómico”, afirmou.

Dos “vastos” problemas abordados na reunião, o presidente da ANMP destacou que “é importante encarar-se uma nova etapa, de aperfeiçoamento das leis”.

“As leis têm surgido recentemente a uma grande velocidade, em catadupa, mas têm sido vítimas de imperfeições que emperram a administração municipal, emperram o governo dos nossos municípios, e não ajudam a resolver problemas”, afirmou.

Manuel Machado lembrou a Lei dos Compromissos, referindo que “os municípios não querem gastar mais, querem conseguir ser mais eficazes”.

Para o autarca, “é preciso criar postos de trabalho, apoiar as empresas, é preciso um diálogo mais intenso na estruturação do fecho do quadro comunitário de apoio atual – QREN [Quadro de Referência Estratégico Nacional] - e no próximo, e aí já há umas linhas inovadoras que se registam com apreço”.

A direção da ANMP já se tinha reunido hoje de manhã com a Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, a quem transmitiu as mesmas preocupações, mas “com mais enfoque nas leis mais recentes”.

Manuel Machado defendeu que “o quadro legal das atribuições e as competências das autarquias locais precisam de ser urgentemente aperfeiçoados”.

O autarca alertou ainda Assunção Esteves para a questão da lei das finanças locais, “que precisa de ser clarificada, ser mais transparente e mais segura” e para a “famigerada lei dos compromissos, que é um problema grave da administração, que tem dificultado a vida das autarquias e não resolve problemas”.

Ao final da tarde, a associação foi recebida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. À agência Lusa, Manuel Machado afirmou que este encontro visou “dar um sinal da disponibilidade da ANMP para, numa cooperação leal, franca e construtiva, contribuir para ajudar Portugal a sair da crise, em benefício das populações”.

O autarca transmitiu ao chefe do Governo as mesmas preocupações que transmitira a Assunção Esteves e a Cavaco Silva a respeito de alterações legislativas que entende “necessárias” e “urgentes”.

Manuel Machado disse ainda que ouviu de Pedro Passos Coelho “palavras encorajadoras” a respeito da “abertura” expressa pela ANMP “para criar uma plataforma de comunicação entre o Governo e a associação para tratar da preparação do próximo quadro comunitário de apoio e para o fecho do atual”.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.