Investimentos em infraestruturas aceleram PIB de São Tomé e Príncipe para 5,8% este ano

| Economia
Porto Canal com Lusa

Abidjan, 17 jan (Lusa) - A economia de São Tomé e Príncipe deverá crescer 5,5% este ano e 5,8% no próximo ano, alicerçado em investimentos em infraestruturas, considerou hoje o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

"A economia cresceu uns estimados 5,2%, em 2017, incrementada pelos serviços e pela construção; a perspetiva económica a curto prazo é positiva; o crescimento do PIB está projetado para 5,5%, em 2018, e 5,8%, em 2019, movido por investimentos em infraestruturas", lê-se nas Perspetivas Económicas sobre África.

O documento, hoje divulgado em Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim, lembra que São Tomé e Príncipe "registou um crescimento acima de 4%, em 2010--15, maioritariamente impulsionada por investimento estrangeiro direto (IED) na agricultura e construção".

No total do continente africano, o BAD prevê um crescimento de 4,1%, nota que a recuperação tem sido mais rápida nos países não dependentes dos recursos e defende o financiamento do desenvolvimento pela dívida.

"A recuperação do crescimento tem sido mais rápida do que o previsto, particularmente nas economias não dependentes de recursos, sublinhando a resistência de África", lê-se no relatório.

"Estima-se que o crescimento real da produção aumentou 3,6%, em 2017, em relação a um aumento de 2,2%, em 2016, e que registará uma aceleração de 4,1%, em 2018 e 2019", acrescenta o documento, que considera que "a recuperação no crescimento pode assinalar um ponto de viragem nos países exportadores líquidos de produtos de base, nos quais a diminuição continuada dos preços das exportações fez diminuir as receitas das mesmas e agravou os desequilíbrios macroeconómicos".

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.