Crato acusa PS de "aproveitamento político" dos resultados do PISA

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jan (Lusa) -- O ministro da Educação acusou hoje o Partido Socialista (PS) de estar a fazer um "aproveitamento político" dos resultados do PISA, ao associar a avaliação de 2009 a um programa de Matemática que só foi completamente implementado em 2010.

Sobre os resultados do PISA 2012, o programa de avaliação de alunos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), que motivaram o requerimento potestativo do PS e a presença de Nuno Crato hoje no parlamento, o ministro afirmou que "há limites para o aproveitamento político das coisas", sublinhando que não se pode atribuir ao programa de Matemática introduzido por Maria de Lurdes Rodrigues em 2007, e revogado por Crato, a melhoria de resultados de Portugal na avaliação do PISA 2009.

O ministro referiu, tal como a deputada social-democrata Maria José Castelo Branco, que só em 2010 o programa da ministra socialista de Sócrates teve efetiva aplicação nas escolas, defendendo ainda que a evolução do país nos indicadores da OCDE resulta de uma década de trabalho e não da intervenção específica de um ministro ou um Governo.

Nuno Crato disse ainda que a média da OCDE não pode ser o objetivo do país e que "em 2015 Portugal tem condições para estar no pelotão da frente" da lista de nações com melhores resultados neste programa de avaliação.

Sobre o PISA 2012 o deputado do CDS-PP Michael Seufert enumerou ainda as práticas nas escolas portuguesas apontadas no relatório da OCDE como condições para o sucesso português nestes indicadores, dando o exemplo da revisão curricular a Matemática, e o aumento do número de horas de aulas à disciplina.

Nuno Crato ouviu ainda Luís Fazenda (BE) dizer que "se houvesse uma prova de confirmação das capacidades do ministro" -- numa alusão à prova de avaliação dos professores -- "estaria reprovadíssimo", tendo o deputado ainda acusado o ministro de andar "em ziguezagues" e de estar num "isolamento crescente na sociedade portuguesa".

"Um político que se isola é um político chumbado, e vossa excelência é um político chumbado. Creio que devia tirar as ilações suficientes acerca disso", declarou Luís Fazenda.

Na resposta o ministro disse apenas que aquilo que Luís Fazenda "interpreta como ziguezagues" é "a vontade de compromisso", referindo-se ao acordo alcançado com a UGT a propósito da prova de avaliação dos professores.

Questionado sobre a diretiva da comissão europeia que dá duas semanas ao Ministério da Educação e Ciência para colocar nos quadros os professores contratados que correspondem a necessidades permanentes das escolas, o ministro limitou-se a dizer que haverá novidades sobre o assunto "em breve".

IMA // CC

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.