Inflação sobe em dezembro na zona euro e UE face ao mês homólogo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 17 jan (Lusa) -- A taxa de inflação anual da zona euro subiu, em dezembro último, para os 1,4% e na, União Europeia (UE), para os 1,7%, face ao mesmo mês de 2016, divulga o Eurostat.

A inflação em dezembro na zona euro (1,4%) aumentou face aos 1,1% do mesmo mês de 2016 mas recuou na comparação com novembro (1,5%).

Também na UE, a inflação (1,7%) subiu em termos homólogos (1,2% em dezembro de 2016), mas a subida de preços abrandou na variação em cadeia (1,8% em novembro).

As taxas de inflação anuais mais baixas foram registadas, em dezembro, em Chipre (-0,4%), na Irlanda e na Finlândia (0,5% cada) e ainda na Dinamarca (0,8%) e as mais elevadas na Lituânia e Estónia (3,8% cada), bem como no Reino Unido (3,0%).

Em Portugal, a inflação foi de 1,6% em dezembro, abaixo dos 1,8% de novembro, mas acima dos 0,9% homólogos.

Face a novembro, a inflação anual baixou em 23 Estados-membros, manteve-se estável em quatro e aumentou apenas na Eslovénia.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.