António Costa visita Eslovénia com próxima presidência portuguesa da UE em agenda

| Política
Porto Canal com Lusa

Ljubljana, 17 jan (Lusa) -- O primeiro-ministro, António Costa, realiza hoje uma visita oficial à Eslovénia, que servirá também para começar a preparar a próxima presidência portuguesa da União Europeia, em 2021, partilhada em trio com eslovenos e alemães.

Naquela que é a sua primeira deslocação a esta antiga República da Jugoslávia, António Costa manterá encontros em Ljubljana com as principais figuras do Estado esloveno, sendo recebido, em reuniões separadas, pelo primeiro-ministro, Miro Cera, pelo presidente da Assembleia Nacional, Milan Brglez, e pelo Presidente da República, Borut Pahor.

De acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro, em agenda estão o estreitamento das relações bilaterais entre Portugal e Eslovénia e "a concertação de posições no quadro da União Europeia", devendo também esta visita servir para começar a preparar a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, no primeiro semestre de 2021.

Portugal assumirá dentro de três anos a sua quarta presidência rotativa da UE, pela segunda vez no sistema de trios -- os Estados-membros que exercem a presidência do Conselho da União trabalham desde há alguns anos em estreita cooperação em grupos de três, em semestres consecutivos -, tal com aconteceu em 2017/18, com Alemanha e Eslovénia, numa presidência marcada pela assinatura do Tratado de Lisboa.

ACC // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.