STE diz que serviços "têm condições" para pagar progressões em janeiro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 jan (Lusa) -- A presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) defendeu hoje que os serviços e organismos do Estado "têm condições" e devem "cumprir a lei" e pagar as progressões na carreira aos funcionários públicos já em janeiro.

"Nós acreditamos que os serviços têm condições, ainda com falta de pessoal, para cumprir o que está no Orçamento do Estado que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2018", disse Helena Rodrigues à saída de uma reunião com a secretária de Estado da Administração Pública, Fátima Fonseca, no Ministério das Finanças.

Segundo a lei do Orçamento do Estado para 2018, o descongelamento das progressões na carreira será feito em dois anos e parte do acréscimo salarial (25%) terá de ser pago com o salário de janeiro. Porém fonte do Ministério das Finanças defende que, em alguns casos, o acréscimo será pago mais tarde, mas com retroativos.

"Se é a remuneração do trabalho que está em causa, receber em janeiro, fevereiro ou março ou depois não é exatamente igual", sublinhou a dirigente do STE, defendendo que "os serviços têm de desenvolver todos os mecanismos e de rapidamente darem cumprimento ao que está na lei".

Para Helena Rodrigues, os serviços "estão há muito preparados" para o processo de descongelamento de carreiras, pelo que o Governo estará "eventualmente a gerir expectativas", ou seja, "a baixar as expectativas para depois dizer que está a correr tudo bem".

A presidente do STE disse ainda que na reunião com a governante, foi discutida a "possibilidade de fazer um acordo negocial" sobre as matérias da administração pública a debater nos próximos tempos.

DF// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".