Político do Kosovo assassinado a tiro na parte sérvia de Mitrovica

Político do Kosovo assassinado a tiro na parte sérvia de Mitrovica
| Mundo
Porto Canal com Lusa

Um importante político do Kosovo, Oliver Ivanovic, foi esta terça-feira morto a tiro à entrada da sede do seu partido na parte sérvia de Mitrovica, disseram um responsável do partido e o seu advogado, citados pela France-Presse.

Oliver Ivanovic, de 64 anos, foi alvo de disparos cerca das 08:15 (07:15 em Lisboa) quando se encontrava no interior de uma viatura à chegada à sede do partido.

Dirigente de um partido social-democrata local, Ivanovic era considerado um político servo-kosovar moderado naquela cidade, dividida entre o norte, de maioria sérvia, e o sul, de maioria albanesa-kosovar.

"Segundo me disseram, ele morreu no local e a tentativa de reanimação no hospital de Mitrovica falhou", disse o advogado Nebojsa Vlajic, acrescentando que o seu cliente foi atingido por cinco balas.

Os inspetores "continuam no local" e as autoridades desconhecem "quem poderá estar por detrás do ataque, lançado a partir de um veículo em movimento", disse à AFP o procurador Shyqri Syla.

O Governo do Kosovo já condenou o ataque, que classificou, em comunicado, como um atentado contra "os esforços para estabelecer o Estado de direito em todo o território kosovar".

O Presidente da sérvia, Aleksandar Vucic, convocou uma reunião do gabinete de segurança e deverá falar às 13:00 (12:00 em Lisboa) sobre a morte do político servo-kosovar.

O responsável do Governo sérvio pela relação com o Kosovo, Marko Djuric, considerou que a morte de Ivanovic é "um ato de terror criminoso", cujo objetivo é empurrar aquela região para o caos.

"Quem quer que esteja por detrás deste ataque... sejam sérvios, albaneses ou outros criminosos, têm de ser punidos", disse.

Mitrovica é uma cidade de 85.000 habitantes onde é tensa a relação entre as comunidades sérvia (13.000 habitantes) e albanesa (72.000), quase duas décadas após o fim da guerra de 1998-99.

Ivanovic foi condenado em janeiro de 2016 a nove anos de prisão por crimes de guerra contra civis albaneses cometidos em abril de 1999, mas o Tribunal de Recurso anulou a condenação há um ano e ordenou um novo processo.

Era considerado um político moderado e nos meios sérvios considerava-se que o processo contra si fora motivado politicamente.

Nas eleições municipais de outubro, Ivanovic participou como candidato a presidente da parte norte de Mitrovica.

O Kosovo, antiga província sérvia habitada por uma grande maioria de albaneses étnicos, proclamou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008.

A Sérvia não reconhece a independência, que é apoiada por mais de cem países, entre os quais os EUA e a maioria dos Estados-membros da União Europeia.

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.