Parlamento recomenda ao Governo medidas de apoio para segundas habitações

| Política
Porto Canal com Lusa

Redação, 15 jan (Lusa) - A Assembleia da República (AR) recomenda que o Governo assegure medidas de apoio para a recuperação das segundas habitações afetadas pelos incêndios florestais de 2017.

Esta é uma das oito recomendações da AR relacionadas com os fogos de 2017 que foram hoje publicadas em Diário da República.

A resolução da Assembleia da República pede ao executivo que, "não obstante a prioridade que deve ser dada à primeira habitação, tome medidas para apoiar a recuperação de segundas habitações nos concelhos afetados pelos incêndios florestais de 2017".

No Diário da República, é também publicada hoje uma recomendação ao Governo para que redefina as formas de participação das Forças Armadas nas missões de proteção civil e reforce os meios aéreos de combate aos incêndios.

Na resolução, a AR defende que o Governo atribua à Força Aérea, "em exclusivo, a gestão, operação e manutenção dos meios aéreos de combate aos incêndios", e avalie "o programa de aquisição de meios aéreos", recomendado pelo Grupo de Trabalho para os Meios Aéreos empregues em Missões de Interesse Público, e "proceda à respetiva concretização".

A Assembleia da República defende também o lançamento de um programa de autoproteção, que promova "campanhas de informação e sensibilização sobre como agir em caso de incêndio florestal".

Esse programa, explica a resolução, deveria ser lançado a nível local, regional e nacional, envolvendo os diversos agentes no terreno.

Na área da agricultura, a AR propõe uma estratégia para a recuperação das áreas ardidas que inclua apoios às raças autóctones e à silvicultura direcionada para a plantação de carvalhos, castanheiros e outras folhosas.

Nesse sentido, é defendida a criação de um programa que incentive os proprietários e associações de produtores a investirem em florestas compostas por folhosas.

Na mesma resolução, é proposta a adoção de medidas de apoio ao repovoamento "com raças autóctones, nomeadamente a Churra Mondegueira, a Bordaleira Serra da Estrela e a Cabra Serrana", alterando o Programa de Desenvolvimento Rural para que se possa financiar a compra de animais reprodutores e centros de recria para estas raças.

Hoje, são ainda publicadas resoluções da AR que recomendam a majoração dos apoios unitários à produção de raças autóctones, adoção de medidas para recuperação dos solos e das encostas afetados pelos incêndios, o pagamento do tempo de serviço extra às equipas de sapadores florestais e a uniformização dos apoios às vítimas dos fogos de 2017.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.