Revogada licença 'offshore' do Banco BPI em Macau

| Economia
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 15 jan (Lusa) - A autorização concedida ao Banco Português de Investimento (BPI) para o estabelecimento de uma instituição financeira 'offshore' sob a forma de sucursal em Macau foi revogada, indica uma ordem executiva publicada hoje em Boletim Oficial.

A revogação da autorização, que tinha sido concedida ao BPI em 2005, entra em vigor na terça-feira.

O BPI e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) eram os dois únicos bancos portugueses a operar uma licença 'offshore' no final do ano passado.

No verão passado, a CGD anunciou que pretendia fechar, até ao final de 2017, as sucursais 'offshore' em Macau e nas Ilhas Caimão, territórios considerados como paraísos fiscais.

O Banco Comercial Português (BCP) também chegou a operar como sucursal 'offshore' de 1993 até 2010, ano em que obteve licença plena de operação.

DM (IM/JCS) // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.