Macau fecha 2017 com reservas cambiais de 16.494 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 15 jan (Lusa) - As reservas cambiais de Macau atingiram 162,3 mil milhões de patacas (16,49 mil milhões de euros) em dezembro de 2017, foi hoje anunciado.

Segundo estimativas preliminares, divulgadas pela Autoridade Monetária de Macau (AMCM), o valor de dezembro traduz um aumento de 3,1% em relação aos dados retificados do mês anterior.

A taxa câmbio efetiva da pataca - que mede as paridades cambiais contra as divisas dos principais parceiros comerciais, ponderadas pelas suas quotas relativas do comércio -- foi de 104,1 em dezembro de 2017, refletindo uma descida de 0,53 e 6,05 pontos, respetivamente, em termos mensais e em termos anuais homólogos.

Tal significa que, globalmente, a pataca, que se encontra indexada ao dólar de Hong Kong e, por essa via, ao dólar norte-americano, caiu relativamente às moedas dos principais parceiros comerciais de Macau.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.