Explosão/Tondela: Marcelo elogia capacidade de resposta do Hospital de Viseu

| País
Porto Canal com Lusa

Viseu, 14 jan (Lusa) -- O Presidente da República elogiou hoje a capacidade de resposta "tão rápida" dos profissionais do Hospital de Viseu, onde estão internadas vítimas do incêndio de uma associação de Tondela, afirmando que merecem "um louvor e um agradecimento".

"Os profissionais de saúde têm sido espetaculares. A capacidade de resposta tão rápida a um número concentrado de pessoas que aqui chegou merece um louvor e agradecimento", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações aos jornalistas após visitar quatro dos mais de dez feridos da explosão ocorrida na noite de sábado na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela, que ali estão internados, Marcelo congratulou-se com o estado de saúde dos mesmos.

"Estão bem", sublinhou, destacando o facto de dois deles, que faziam equipa no jogo de sueca que disputavam na noite da explosão, se encontrarem "frente a frente" naquele quarto da unidade hospitalar.

"Estão juntos na vida, quer a jogar quer no hospital", afirmou, acrescentando ter verificado que "estavam cheios de força" e "fisicamente a recuperar muito bem".

Marcelo disse ainda que lhes deu ânimo, mas que também recebeu ânimo destes dois feridos.

O chefe de Estado chegou ao Hospital de Viseu quando faltavam poucos minutos para as 16:00, depois de já ter hoje passado por Vila Nova da Rainha, onde pediu à população que não desmobilize e seja solidária com as vítimas do incêndio que fez pelo menos oito mortos e 38 feridos.

Numa intervenção pública, junto a uma capela de Vila Nova da Rainha, onde se localiza a associação, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se à assistência onde se incluíam alguns familiares e amigos das vítimas, lembrando que a primeira solidariedade na sequência do incêndio foi da população local, que acorreu na tentativa de socorrer quem tentava fugir das chamas.

JAP(JLS/AMF) // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.