Parlamento quer ouvir presidente da Atlanticoline antes de Carlos César sobre a encomenda de navios aos ENVC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 dez (Lusa) - O Parlamento aprovou hoje a audição do presidente da Atlanticoline e adiou a votação da proposta para ouvir o ex-presidente do Governo açoriano Carlos César sobre a encomenda de navios aos Estaleiros de Viana do Castelo.

A decisão foi tomada por unanimidade na comissão parlamentar de Defesa Nacional, depois de o PS ter sugerido que antes da tutela política deveria ser ouvido sobre a questão quem tinha responsabilidades empresariais.

A deputada do PSD Mónica Ferro lembrou que o presidente do conselho de administração da Atlanticoline, cujo acionista é o governo açoriano, já recusou, há cerca de um ano, o convite da comissão parlamentar para uma audição.

O presidente da comissão de Defesa Nacional, Matos Correia, afirmou que a comissão esperará uma semana pela resposta ao pedido de audição.

"Um adiamento estratégico", afirmou a deputada social-democrata, advertindo que o PSD não prescindirá de ouvir Carlos César.

Mónica Ferro argumentou que se justificava ouvir a tutela política face ao "impacto que a denúncia do contrato teve na gestão e na viabilidade dos próprios estaleiros".

Para o socialista Marcos Perestrelo, se começar por se ouvir a parte política, será necessário "também ouvir aqueles que protagonizaram o combate político nesta fase", acrescentando que seria "prematuro ouvir Berta Cabral que na qualidade de (à altura) líder do PSD Açores fez declarações contundentes em relação a este negócio".

No passado dia 09, o presidente da Empordef, Vicente Ferreira, defendeu, em entrevista à Agência Lusa, que o processo que envolveu a rejeição, pelos Açores, da encomenda de dois 'ferryboats' aos Estaleiros de Viana representou a "certidão de óbito" da empresa.

"Foi a certidão de óbito dos estaleiros. Desde dezembro de 2009 passou-se a viver numa situação desesperada e só graças a fundos públicos é que ela [a empresa] se sustentou até meados de 2011", apontou, recordando a impossibilidade de injetar mais financiamento estatal na empresa, face às regras comunitárias da concorrência.

O administrador da Empresa Portuguesa de Defesa - que detém a totalidade do capital social dos estaleiros -, referia-se à encomenda dos navios "Atlântida", concluído, e do "Anticiclone", em blocos, que foi rejeitada pela empresa pública dos Açores Atlânticoline, alegando incumprimento contratual, nomeadamente na velocidade máxima do primeiro.

Conforme acordo que foi celebrado em dezembro de 2009, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) ficaram com os dois navios, devolvendo as verbas já pagas pelos Açores.

SF (PYJ) // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".