Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

População do Havai recebe falso alerta de ameaça de míssil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 13 jan (Lusa) - A população do Havai, nos Estados Unidos, recebeu um falso alerta, via telemóvel, de ameaça de um míssil balístico que alegadamente se dirigiria para aquele estado norte-americano.

O alerta foi enviado hoje de manhã para todos os habitantes do Havai, com a informação de que estaria iminente um ataque com um míssil balístico contra aquele território.

Pouco depois, o senador democrata do Havai, Tulsi Gabbard, e a Agência de Gestão de Emergências garantiram, através da rede social Twitter, que o alerta era falso e que não havia qualquer ameaça. O porta-voz do Comando do Pacífico dos Estados Unidos, David Benham, explicou que a mensagem foi enviada por erro.

No entanto, o governador do Havai, David Ige, afirmou que quer mais explicações porque este tipo de incidentes não pode acontecer.

"A população tem de confiar no nosso sistema de alertas de emergência", sublinhou David Ige.

Este episódio aconteceu numa altura de tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, por causa do programa nuclear desenvolvido por Pyongyang.

SS // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

UE considera anúncio da Coreia do Norte um "passo positivo e muito desejado"

Bruxelas, 21 abr (Lusa) -- A União Europeia (UE) considerou hoje "um passo positivo e muito desejado" o anúncio do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, de que vai suspender os seus ensaios nucleares e de mísseis intercontinentais.

Adesão da Sérvia à UE é perturbada pela ligação à questão do Kosovo - MNE

Lisboa, 21 abr (Lusa) -- A adesão à União Europeia (UE) permanece um objetivo estratégico da Sérvia, mas está a ser perturbada pela ligação estabelecida entre o acesso com o progresso do diálogo com o Kosovo, disse em entrevista à Lusa Ivica Dacic, o chefe da diplomacia de Belgrado.

Coreia do Norte anuncia suspensão de testes nucleares e lançamentos de mísseis

Seul, 20 abr (Lusa) -- A Coreia do Norte anunciou hoje que suspendeu os testes nucleares e o lançamento de mísseis de longo alcance e que tem planos para encerrar as suas instalações de testes nucleares, adiantou a Associated Press (AP).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.