Passos Coelho apresenta recandidatura à liderança do PSD na quinta-feira em Lisboa

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jan (Lusa) - Pedro Passos Coelho vai apresentar a sua recandidatura à liderança do PSD na quinta-feira à noite, num hotel de Lisboa, numa sessão com militantes que incluirá um período de debate, disse à Lusa o seu diretor de campanha.

Na sexta-feira, o presidente do PSD estará numa sessão com militantes em Faro, adiantou à Lusa o deputado e dirigente social-democrata Pedro do Ó Ramos, escolhido para dirigir a campanha de Pedro Passos Coelho.

Devido às suas responsabilidades e à sua agenda como primeiro-ministro, Passos Coelho concentrará as suas ações de campanha às diretas de 25 de janeiro entre as sextas-feiras e domingos, referiu o seu diretor de campanha.

No dia 25 de janeiro, os militantes sociais-democratas vão eleger, através de sufrágio direto, o presidente do partido e os delegados ao XXXV Congresso Nacional do PSD, marcado para 21, 22 e 23 de fevereiro, que elegerá os novos órgãos nacionais e deverá realizar-se no Coliseu dos Recreios de Lisboa.

O regulamento das diretas que o Conselho Nacional do PSD aprovou por unanimidade estabelece 17 de janeiro como prazo máximo para a apresentação de candidaturas à liderança do PSD e de propostas de estratégia global.

Até agora, Pedro Passos Coelho foi o único social-democrata a divulgar a intenção de se candidatar. Segundo Pedro do Ó Ramos, a sua moção global está a ser finalizada.

A data limite definida para o pagamento de quotas pelos militantes do PSD, de que depende a inclusão nos cadernos eleitorais, e para as retificações de militantes que se encontrem inativos é 15 de janeiro.

Pedro Passos Coelho foi eleito presidente da Comissão Política Nacional do PSD em eleições diretas realizadas a 26 de março de 2010 e reeleito a 3 de março de 2012.

Os congressos que elegeram as suas equipas de direção e demais órgãos nacionais do PSD realizaram-se a 9, 10 e 11 de abril de 2010 e 23, 24 e 25 de março de 2012.

Os estatutos do PSD estabelecem que "os mandatos dos órgãos eletivos do partido são de dois anos, contando-se a sua duração a partir da data da eleição".

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.