Jornal Diário Jornal das 13

Eurodeputados iniciam ciclo de debates com líderes da UE sobre futuro da Europa

| Economia
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 13 jan (Lusa) -- O Parlamento Europeu (PE) inicia, na segunda -feira, uma sessão plenária dominada pela estreia, com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, de debates com líderes europeus sobre o futuro da UE, tendo António Costa participação agendada para março.

Na quarta-feira está agendada a primeira de uma ronda de debates com chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) sobre o futuro da Europa, com a presença de Varadkar, a quem se seguem, em fevereiro o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, e, em março, António Costa.

Segundo disse à Lusa fonte parlamentar, os primeiros-ministros da Áustria, Sebastian Kurz, e da Grécia, Alexis Tsipras, também já aceitaram o convite do PE.

Na quarta-feira, os eurodeputados debatem a aplicação da Iniciativa para o Emprego dos Jovens, criada em 2013 para prestar apoio específico aos jovens que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação nas regiões mais carenciadas da UE, e apresentar recomendações para melhorar o seu funcionamento.

Grécia, Espanha, Itália, Croácia, Chipre e Portugal são os países da UE com a taxa mais elevada de desemprego jovem e o relatório será votado na quinta-feira.

Na segunda-feira, os eurodeputados debatem -- com votação marcada para o dia seguinte - um relatório sobre a governação dos oceanos, que inclui propostas para alcançar as metas de conservação e utilização sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos fixadas na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Também na terça-feira, será votada uma proposta da Comissão Europeia sobre as condições para a utilização de redes de arrasto com impulsos elétricos, tendo em conta os seus efeitos sobre o meio marinho e as espécies.

A proposta inclui medidas técnicas que regulam o que se pode pescar, como, com o quê, quando e onde, ou seja, os diferentes métodos de pesca, as restrições espácio-temporais, as espécies proibidas e as medidas destinadas a proteger os ecossistemas vulneráveis.

A sessão plenária decorre, em Estrasburgo, entre segunda e quinta-feira.

IG // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Altice acusa Bruxelas de "ilegalidades" e "erros de facto" em multa sobre controlo da PT

A Altice acusou hoje a Comissão Europeia de ter cometido "ilegalidades" e "erros de facto" na decisão de multar a operadora em 125 milhões de euros pela concretização da compra da PT antes da autorização de Bruxelas.

Taxistas insistem que mantêm protesto até serem recebidos pelo Governo

Os taxistas continuam este sábado parados, pelo quarto dia consecutivo, e determinados a manter o seu protesto até serem recebidos pelo Governo, disse hoje Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros de Passageiros (ANTRAL).

Centeno diz que será cumprido défice de 0,7% do PIB este ano

O ministro das Finanças disse hoje que será cumprido este ano o défice previsto de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), uma vez que não se repetirão os efeitos que penalizaram o saldo das contas públicas no primeiro semestre.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.