Eurodeputados iniciam ciclo de debates com líderes da UE sobre futuro da Europa

| Economia
Porto Canal com Lusa

Estrasburgo, França, 13 jan (Lusa) -- O Parlamento Europeu (PE) inicia, na segunda -feira, uma sessão plenária dominada pela estreia, com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, de debates com líderes europeus sobre o futuro da UE, tendo António Costa participação agendada para março.

Na quarta-feira está agendada a primeira de uma ronda de debates com chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) sobre o futuro da Europa, com a presença de Varadkar, a quem se seguem, em fevereiro o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, e, em março, António Costa.

Segundo disse à Lusa fonte parlamentar, os primeiros-ministros da Áustria, Sebastian Kurz, e da Grécia, Alexis Tsipras, também já aceitaram o convite do PE.

Na quarta-feira, os eurodeputados debatem a aplicação da Iniciativa para o Emprego dos Jovens, criada em 2013 para prestar apoio específico aos jovens que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação nas regiões mais carenciadas da UE, e apresentar recomendações para melhorar o seu funcionamento.

Grécia, Espanha, Itália, Croácia, Chipre e Portugal são os países da UE com a taxa mais elevada de desemprego jovem e o relatório será votado na quinta-feira.

Na segunda-feira, os eurodeputados debatem -- com votação marcada para o dia seguinte - um relatório sobre a governação dos oceanos, que inclui propostas para alcançar as metas de conservação e utilização sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos fixadas na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Também na terça-feira, será votada uma proposta da Comissão Europeia sobre as condições para a utilização de redes de arrasto com impulsos elétricos, tendo em conta os seus efeitos sobre o meio marinho e as espécies.

A proposta inclui medidas técnicas que regulam o que se pode pescar, como, com o quê, quando e onde, ou seja, os diferentes métodos de pesca, as restrições espácio-temporais, as espécies proibidas e as medidas destinadas a proteger os ecossistemas vulneráveis.

A sessão plenária decorre, em Estrasburgo, entre segunda e quinta-feira.

IG // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Eurodreams sem totalistas, mas são distribuídos três segundos prémios

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo houve três apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.