Mercado automóvel deverá crescer entre 3% a 4% em 2014 - SIVA

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jan (Lusa) -- O mercado automóvel global em Portugal deverá registar um crescimento entre 3% a 4% este ano, disse hoje o administrador executivo da SIVA, Fernando Monteiro.

De acordo com o gestor, 2013 foi um ano que surpreendeu pela positiva e que registou um crescimento de "forma consistente".

Falando numa conferência de imprensa sobre os resultados comerciais da SIVA em 2013, Fernando Monteiro estimou que as vendas devem continuar a crescer este ano, depois da subida "consistente" de 11,7% no ano passado, quando as previsões iniciais apontavam para uma queda global entre 8% e 10%.

As vendas este ano deverão continuar a subir, segundo o responsável, assentes na expectativa da melhoria da confiança dos consumidores, devido à fadiga da austeridade e à idade média do parque automóvel, atualmente nos 11,5 anos.

A SIVA é uma empresa de importação de veículos automóveis do grupo SAG, responsável pela venda das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Lamborghini e Bentley em Portugal.

Apesar das boas perspetivas para 2014, o mercado mantém-se, contundo, "ao nível da década de 80", explicou Fernando Monteiro, tendo entretanto reconhecido que as empresas do setor "estão [agora] com a cabeça um pouco mais fora de água".

Em 2013, as marcas representadas pela SIVA aumentaram as vendas, ainda assim abaixo da média do mercado nacional, o que foi justificado pela falha de 'stock' nos produtos mais procurados, caso do Skoda Octavia, Audi A3 e do Volkswagen Golf, segundo o mesmo.

"Para este ano queremos subir acima do nível do mercado e voltar a ganhar quota de mercado, o que não aconteceu no ano passado ao interrompermos sete anos consecutivos de ganhos de quota", acrescentou.

Em Portugal, foram vendidos 126.684 veículos automóveis em 2013, mais 11,7% quando comparado com o ano anterior.

JS // MSF

Lusa/Fi

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.