PS acusa Governo de estar a destruir a Administração Pública

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 jun (Lusa) -- O PS acusou o Governo de estar a "destruir" a organização pública, a sua capacidade e a sua motivação, ao comentar as decisões que o Conselho de Ministros tomou na quinta-feira à noite.

Em declarações à Agência Lusa, o dirigente socialista Miguel Laranjeiro, afirmou: "Estamos perante um processo de destruição da própria organização pública, da sua capacidade, da sua motivação".

No comunicado final da reunião do Conselho de Ministros, o executivo informou que aprovou duas propostas de lei "que consubstanciam medidas estruturais para revitalizar e melhorar o Estado e a Administração Pública". A primeira é o aumento do período normal de trabalho, de 35 para 40 horas semanais, enquanto a segunda altera o sistema de mobilidade.

Laranjeiro considerou que "o Governo [aprovou] na calada da noite o desemprego na função pública", acrescentando: "Recordo que o primeiro-ministro disse que não havia despedimentos na função pública. É falso. Sabemos agora que o Governo quer despedir cerca de 30 mil funcionários".

Disse ainda que, "em segundo lugar, [a decisão governamental] prova também a incapacidade de diálogo e concertação social", acusando o executivo de ser "um Governo do 'quero, posso e mando', um Governo isolado, que não vê a realidade nacional".

Este socialista, que também é deputado, disse também que as decisões da noite de quinta-feira são "desumanas e sem respeito pelos trabalhadores".

Por junto, e salientando a ausência de qualquer estudo a justificar as decisões, Laranjeiro disse que estas se resumem à palavra despedimentos e acusou o Governo de "aliar a incompetência e a arrogância, que é exatamente o que a administração pública e o país não necessitam".

RN // PNG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".