Unidade Local de Saúde de Matosinhos reforça atendimento devido à gripe

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 12 jan (Lusa) -- A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), que engloba o Hospital Pedro Hispano e os centros de saúde, reforçou a sua capacidade de atendimento aos utentes em resposta à maior procura dos seus serviços devido à gripe.

"O Hospital Pedro Hispano tem apresentado uma sobrecarga significativa no seu SU [Serviço de Urgência], pelo que foi necessário reorganizar os serviços de modo a dar resposta adequada ao período de atividade gripal que temos estado a viver", disse o presidente do Conselho de Administração da ULSM, Victor Herdeiro, citado em comunicado.

Por esse motivo, a ULSM decidiu reforçar a equipa do Serviço de Urgência da unidade hospitalar e a sua capacidade de internamento, ajustando ambas à procura que em cada momento se verifique.

Por seu lado, o diretor clínico da ULSM, Taveira Gomes, adiantou que nos primeiros dias deste ano o serviço de urgência registou um aumento significativo de utentes, sublinhando que cerca de 10% dos doentes que recorrem a este serviço apresenta critérios de internamento.

Apesar disso, Taveira Gomes apelou aos utentes para, antes de recorrerem ao hospital, irem aos cuidados de saúde primários ou seguirem a orientação da linha SNS 24, reservando as urgências para as situações "realmente urgentes e emergentes".

Além do reforço dos serviços no Pedro Hispano, a ULSM alargou o horário do Serviço de Atendimento de Situações de Urgência (SASU), o reforço e a capacitação das Consultas Abertas nas unidades de saúde, ao nível dos cuidados de saúde primários.

O diretor clínico destacou a "extraordinária disponibilidade e espírito de missão de todos os profissionais".

O horário de atendimento do SASU foi alargado das 20:00 às 24:00 nos dias úteis e, a partir de hoje, passa também a funcionar das 09:00 às 24:00 aos fins de semana e feriados, acompanhado por um reforço do número de médicos para atendimento de utentes.

Adicionalmente, será disponibilizada uma consulta aberta complementar que funcionará nos quatro centros de saúde, permitindo atender mais utentes em situação de doença aguda que, desta forma, têm acesso a consultas não programadas no próprio dia, em alternativa ao recurso inadequado ao serviço de urgência.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem com 50 anos desaparecido no rio Douro em Bragança

Um pescador lúdico com cerca de 50 anos de idade está desaparecido desde o início da tarde desta terça-feira, no rio Douro, junto à freguesia de Mazouco, no município de Freixo de Espada à Cinta, confirmou ao Porto Canal fonte da GNR de Bragança.

Espaços Cidadão instalados este ano em seis freguesias de Oliveira do Hospital

O Espaço Cidadão, que reúne diferentes entidades num único balcão, vai ser instalado este ano em seis freguesias do concelho de Oliveira do Hospital, revelou esta terça-feira a Câmara Municipal.