Unidade Local de Saúde de Matosinhos reforça atendimento devido à gripe

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 12 jan (Lusa) -- A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), que engloba o Hospital Pedro Hispano e os centros de saúde, reforçou a sua capacidade de atendimento aos utentes em resposta à maior procura dos seus serviços devido à gripe.

"O Hospital Pedro Hispano tem apresentado uma sobrecarga significativa no seu SU [Serviço de Urgência], pelo que foi necessário reorganizar os serviços de modo a dar resposta adequada ao período de atividade gripal que temos estado a viver", disse o presidente do Conselho de Administração da ULSM, Victor Herdeiro, citado em comunicado.

Por esse motivo, a ULSM decidiu reforçar a equipa do Serviço de Urgência da unidade hospitalar e a sua capacidade de internamento, ajustando ambas à procura que em cada momento se verifique.

Por seu lado, o diretor clínico da ULSM, Taveira Gomes, adiantou que nos primeiros dias deste ano o serviço de urgência registou um aumento significativo de utentes, sublinhando que cerca de 10% dos doentes que recorrem a este serviço apresenta critérios de internamento.

Apesar disso, Taveira Gomes apelou aos utentes para, antes de recorrerem ao hospital, irem aos cuidados de saúde primários ou seguirem a orientação da linha SNS 24, reservando as urgências para as situações "realmente urgentes e emergentes".

Além do reforço dos serviços no Pedro Hispano, a ULSM alargou o horário do Serviço de Atendimento de Situações de Urgência (SASU), o reforço e a capacitação das Consultas Abertas nas unidades de saúde, ao nível dos cuidados de saúde primários.

O diretor clínico destacou a "extraordinária disponibilidade e espírito de missão de todos os profissionais".

O horário de atendimento do SASU foi alargado das 20:00 às 24:00 nos dias úteis e, a partir de hoje, passa também a funcionar das 09:00 às 24:00 aos fins de semana e feriados, acompanhado por um reforço do número de médicos para atendimento de utentes.

Adicionalmente, será disponibilizada uma consulta aberta complementar que funcionará nos quatro centros de saúde, permitindo atender mais utentes em situação de doença aguda que, desta forma, têm acesso a consultas não programadas no próprio dia, em alternativa ao recurso inadequado ao serviço de urgência.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.