Sindicato desafia António Costa a reforçar enfermeiros do SNS

| Política
Porto Canal com Lusa

Faro, 12 jan (Lusa) - Um dirigente regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) desafiou hoje o primeiro-ministro a fornecer os "recursos necessários" para que os enfermeiros reforcem o Serviço Nacional de Saúde (SNS), exigindo uma "estratégia efetiva" para o Algarve.

"Os enfermeiros, para poderem reforçar o SNS, têm que contar com o primeiro-ministro para lhes fornecer os recursos necessários para que isso aconteça", disse Nuno Manjua, aludindo a um vídeo divulgado por António Costa na campanha eleitoral em que dizia que os enfermeiros são o pilar do SNS e que contava com eles para reforçar o serviço.

O sindicalista da direção regional de Faro do SEP falava aos jornalistas após entregar, em privado, a António Costa, que hoje se deslocou a Faro, um documento com algumas das preocupações dos enfermeiros na região, nomeadamente, a falta de recursos humanos e materiais nos serviços públicos de saúde da região.

Observando que o Algarve é a região do país onde há mais carência de enfermeiros, Nuno Manjua descartou a hipótese de a falta de enfermeiros estar relacionada com o facto de a maioria daqueles profissionais não quererem trabalhar no Algarve, indicando que, em 2016, concorreram 600 enfermeiros num processo de recrutamento para o CHUA - Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

"Há enfermeiros com vontade de vir, a questão que se coloca é se há vontade do Governo para os contratar", sublinhou, acrescentando que "não têm sido encontradas as soluções para a resolução dos problemas estruturais", não só nas urgências hospitalares, como nos restantes serviços públicos de saúde.

Questionado pelos jornalistas sobre a resposta que António Costa lhe deu às suas interpelações, Nuno Manjua adiantou que o primeiro-ministro "não assumiu nenhum compromisso", dizendo-lhe apenas que iria ver o que seria possível fazer.

"Mas nós exigimos resposta a este documento, visto que o documento que entregámos no ano passado, em mãos, ao senhor secretário de Estado da Saúde, não obteve até ao momento uma única resposta oficial", frisou.

"Esperamos uma resposta ao Sindicato dos Enfermeiros Portugueses ou uma reação pública para uma estratégia efetiva para melhorar a saúde no Algarve e da admissão e da valorização dos enfermeiros nesta região", concluiu Nuno Manjua.

No final da semana passada, os enfermeiros da Urgência do Hospital de Faro denunciaram a incapacidade de resposta do serviço, dizendo que a segurança dos utentes e profissionais está em risco.

MAD // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.