Jornal Diário Jornal das 13

Inflação fica em 2,1% em 2017 nos EUA

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 12 jan (Lusa) - O Índice de Preços no Consumidor (IPC) dos Estados Unidos subiu 0,1% em dezembro e deixou a inflação em 2017 em 2,1%, informou hoje o Departamento do Trabalho.

O número coincide com as previsões dos analistas e situa a inflação próximo da meta anual de 2% definida pela Reserva Federal.

Os principais aumentos de preços em dezembro ocorreram nos setores da habitação, mais 0,4%, e na alimentação, enquanto a energia desceu.

Sem ter em conta os preços da alimentação e da energia, que são os mais voláteis, a inflação subjacente em dezembro subiu 0,3%, o maior aumento em 11 meses.

Esta evolução da inflação é favorável à continuação da subida gradual das taxas de juro por parte do banco central norte-americano, estando previstas para 2018 três novas subidas.

EO // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Altice acusa Bruxelas de "ilegalidades" e "erros de facto" em multa sobre controlo da PT

A Altice acusou hoje a Comissão Europeia de ter cometido "ilegalidades" e "erros de facto" na decisão de multar a operadora em 125 milhões de euros pela concretização da compra da PT antes da autorização de Bruxelas.

Taxistas insistem que mantêm protesto até serem recebidos pelo Governo

Os taxistas continuam este sábado parados, pelo quarto dia consecutivo, e determinados a manter o seu protesto até serem recebidos pelo Governo, disse hoje Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros de Passageiros (ANTRAL).

Centeno diz que será cumprido défice de 0,7% do PIB este ano

O ministro das Finanças disse hoje que será cumprido este ano o défice previsto de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), uma vez que não se repetirão os efeitos que penalizaram o saldo das contas públicas no primeiro semestre.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.