Inflação fica em 2,1% em 2017 nos EUA

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 12 jan (Lusa) - O Índice de Preços no Consumidor (IPC) dos Estados Unidos subiu 0,1% em dezembro e deixou a inflação em 2017 em 2,1%, informou hoje o Departamento do Trabalho.

O número coincide com as previsões dos analistas e situa a inflação próximo da meta anual de 2% definida pela Reserva Federal.

Os principais aumentos de preços em dezembro ocorreram nos setores da habitação, mais 0,4%, e na alimentação, enquanto a energia desceu.

Sem ter em conta os preços da alimentação e da energia, que são os mais voláteis, a inflação subjacente em dezembro subiu 0,3%, o maior aumento em 11 meses.

Esta evolução da inflação é favorável à continuação da subida gradual das taxas de juro por parte do banco central norte-americano, estando previstas para 2018 três novas subidas.

EO // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.