Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Multinacional canadiana notifica Concorrência da compra de metade da Auto Estradas do Oeste

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jan (Lusa) -- A multinacional canadiana Roadis notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da Auto Estradas do Oeste, segundo um aviso da AdC, tornando-se proprietária de metade da Auto Estradas do Atlântico (concessionária da A8 e da A15).

A Autoestradas do Oeste detém 50% das Autoestradas do Atlântico, concessionária da A8 e A15, e 65% das Autoestradas do Litoral Oeste, que opera o IC2, IC9 e IC36.

No aviso, assinado na passada sexta-feira, e hoje publicado, a AdC informa os interessados na operação de concentração da possibilidade de enviarem observações durante as próximas duas semanas, até 26 deste mês.

A ROADIS Transportation Holding gere, atualmente, estradas em regime de portagem em oito concessões no Brasil, México, Índia e Espanha, e é controlada indiretamente pela Public Sector Pension Investment Board, um fundo de pensões do Canadá com carteira global de private equity, imobiliário, infraestruturas, recursos naturais e dívida privada.

O Grupo Lena é um grupo empresarial que começou como Construtora Lena nos anos 50 na região de Leiria, ligado à construção. Nos anos 90 diversificou a atividade e internacionalizou-se. Nos últimos anos tem sido muito referido, mas pela alegada ligação do Grupo com o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

No início de dezembro, em comunicado divulgado, foi anunciada a venda à Roadis das participações do grupo empresarial Lena na Autoestradas do Oeste, mas sem divulgar o valor do negócio, afirmando-se que a operação fica concluída no primeiro trimestre deste ano.

"O Grupo Lena acaba de alienar as suas participações na Autoestradas do Oeste à Roadis, numa ação conjunta com o Grupo MSF, e que contribuirá de forma importante para a capitalização do setor das construções do Grupo Lena", dizia o grupo no comunicado.

VP (FP) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Cunhado do rei de Espanha apresenta-se na prisão para cumprir pena

O cunhado do rei de Espanha, Iñaki Urdangarin, ingressou esta segunda-feira de manhã na prisão de Brieva, informou fonte dos serviços prisionais espanhóis às agências de notícias EFE e France-Presse.

Primeiros migrantes do Aquarius chegaram ao porto de Valência, em Espanha

Os primeiros migrantes socorridos pelo navio Aquarius, da organização não-governamental SOS Mediterranée, começaram este domingo a chegar ao porto de Valência, em Espanha, revelaram as agências internacionais.

Pessoas que desempenharam altos cargos envolvidas na tentativa de subversão - PM são-tomense

Lisboa, 22 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, disse hoje que o objetivo do grupo que queria "interromper o funcionamento regular da ordem constitucional" era assassiná-lo num ato público e que estarão envolvidas pessoas que "já desempenharam altos cargos no país".

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.