Multinacional canadiana notifica Concorrência da compra de metade da Auto Estradas do Oeste

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jan (Lusa) -- A multinacional canadiana Roadis notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) da compra da Auto Estradas do Oeste, segundo um aviso da AdC, tornando-se proprietária de metade da Auto Estradas do Atlântico (concessionária da A8 e da A15).

A Autoestradas do Oeste detém 50% das Autoestradas do Atlântico, concessionária da A8 e A15, e 65% das Autoestradas do Litoral Oeste, que opera o IC2, IC9 e IC36.

No aviso, assinado na passada sexta-feira, e hoje publicado, a AdC informa os interessados na operação de concentração da possibilidade de enviarem observações durante as próximas duas semanas, até 26 deste mês.

A ROADIS Transportation Holding gere, atualmente, estradas em regime de portagem em oito concessões no Brasil, México, Índia e Espanha, e é controlada indiretamente pela Public Sector Pension Investment Board, um fundo de pensões do Canadá com carteira global de private equity, imobiliário, infraestruturas, recursos naturais e dívida privada.

O Grupo Lena é um grupo empresarial que começou como Construtora Lena nos anos 50 na região de Leiria, ligado à construção. Nos anos 90 diversificou a atividade e internacionalizou-se. Nos últimos anos tem sido muito referido, mas pela alegada ligação do Grupo com o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

No início de dezembro, em comunicado divulgado, foi anunciada a venda à Roadis das participações do grupo empresarial Lena na Autoestradas do Oeste, mas sem divulgar o valor do negócio, afirmando-se que a operação fica concluída no primeiro trimestre deste ano.

"O Grupo Lena acaba de alienar as suas participações na Autoestradas do Oeste à Roadis, numa ação conjunta com o Grupo MSF, e que contribuirá de forma importante para a capitalização do setor das construções do Grupo Lena", dizia o grupo no comunicado.

VP (FP) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.