Enfermeiros em contratato individual de trabalho com regras iguais à Função Pública

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jan (Lusa) -- Os 13.600 enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT) vão cumprir, a partir de julho, as 35 horas semanais, ter a mesma avaliação de desempenho e ser recrutados como os restantes profissionais da Função Pública.

As medidas constam do Acordo Coletivo de Trabalho que será hoje assinado no Ministério da Saúde por representantes da tutela e do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Segundo o dirigente do SEP José Carlos Martins, com este acordo os enfermeiros com CIT passarão a ser sujeitos às mesmas regras de recrutamento do que os restantes profissionais a trabalhar em organismos do setor público.

Os concursos, a avaliação de desempenho e o horário de 35 horas semanais são alguns dos procedimentos que constam deste ACT, cuja assinatura conclui a segunda etapa do processo negocial que se iniciou em março do ano passado.

De acordo com José Carlos Martins, as questões salariais vão ser abordadas em reuniões a realizar mais tarde, as quais deverão ficar já hoje calendarizadas.

SMM // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".