Acordo de princípio para novo governo alemão contido em 28 páginas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 12 jan (Lusa) -- Os conservadores alemães liderados por Angela Merkel e os social-democratas de Martin Schulz alcançaram um acordo de princípio para a formação do novo governo alemão e que tem como base um documento de 28 páginas.

A legisladora democrata-cristã Julia Kloeckner que participou nas negociações já difundiu uma fotografia da capa do documento através da rede social Twitter.

"Muitas e muitas horas de trabalho, debates sérios e muitos cenários estão contidos nestas 28 páginas", refere a mensagem de Kloeckner que acompanha a fotografia.

As negociações terminaram hoje de manhã e prolongaram-se durante mais de 24 horas.

Dorothee Baer, da União Social Democrata da Baviera, também difundiu hoje de manhã através das redes sociais uma fotografia da capa do dossier com a legenda: "ainda está quente".

Neste momento o que se sabe é que foi alcançado um "acordo de princípio" entre social-democratas e democratas cristãos no sentido da formação de um governo de coligação.

Os termos do acordo vão ser ainda submetidos aos órgãos dirigentes dos respetivos partidos sendo que é esperada alguma resistência por parte dos dirigentes do SPD (social-democratas).

Se o acordo falhar, Merkel terá de formar um governo minoritário e submeter-se à realização de novas eleições gerais.

PSP // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.