"Em termos políticos, isto já não é um Governo, é um bando de bandidos" -- STAL

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local considerou hoje que, em termos políticos, o atual executivo "já não é um Governo, é um bando de bandidos", reagindo assim à aprovação da mobilidade e alargamento do horário de trabalho.

O Governo aprovou hoje à noite em Conselho de Ministros duas propostas de lei que definem o alargamento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais e a mobilidade especial.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), Santos Braz, foi perentório: "em termos políticos, isto já não é um Governo, é um bando de bandidos".

"São donos das pensões para as quais eles descontaram, são donos dos horários de trabalho que foram negociados (...). Aquilo que vimos dizendo é que isto bateu no fundo. Já não é um Governo, é politicamente um grupo de bandidos. Não estou a ofendê-los individualmente, mas enquanto decisões políticas isto não tem nome", criticou.

Na opinião do presidente do STAL, os atuais governantes "são politicamente intrujões" porque não houve "qualquer negociação".

"Aquilo é um recado dos patrões económicos deles. Não respondem ao país, ao sentimento das pessoas, até à noção de humanidade que o nosso país tem. Esta gente é de uma agressividade, de uma coisa sem nome", lamentou.

Na opinião de Santos Braz, aos trabalhadores "resta a luta mais forte, com todas as dificuldades".

"É evidente que têm que ser os trabalhadores, com a sua luta, com as suas ações, de que o dia 27 será um momento alto, mas que até dia 27 vamos ter muitas ações de certeza porque isto é uma coisa sem nome, não tem qualificação", observou.

A habitual reunião de quinta-feira do Conselho de Ministros foi suspensa hoje ao final da manhã devido a reuniões que estavam a decorrer no Ministério da Educação entre responsáveis governamentais e sindicatos de professores, tendo sido retomada às 20:00.

A reunião teve lugar depois do fracasso das negociações entre o Governo e os sindicatos dos professores, que vão manter a greve às avaliações marcada para 07 a 14 de junho e uma greve geral que se realiza no dia do primeiro exame nacional, no dia 17.

JF (SIM) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".