Índia lança com sucesso 31 satélites com o mesmo foguetão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Deli, 12 jan (Lusa) - A Índia lançou hoje com sucesso 31 satélites com o mesmo foguetão, que vai colocar em órbita três aparelhos do país asiático e de outras seis nações, incluindo França, Estados Unidos e Canadá.

O lançamento foi realizado com um veículo polar PSLV-C40 às 09:29 (03:59 em Lisboa), a partir de uma plataforma na base de Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, informou a Organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO, na sigla em inglês) em comunicado.

A agência espacial indiana transmitiu em direto todo o processo, desde a contagem decrescente para o lançamento do seu 100.º aparelho até à confirmação do sucesso da operação, quase meia hora depois com a colocação em órbita do foguetão, momento em que começou a distribuir os satélites no espaço.

Dos 31 satélites colocados em órbita, com um peso total de 1.323 quilogramas, três pertencem à Índia e os "três microssatélites e 25 nanossatélites" restantes ao Canadá, Finlândia, França, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos, detalhou a ISRO.

Entre os satélites destaca-se o indiano da série Cartosat-2, o mais pesado de todos, com 710 quilogramas, utilizado para fins cartográficos e para a observação da Terra, indicou a agência espacial indiana.

A Índia começou a colocar satélites na órbita terrestre em 1999 e faz parte do exclusivo grupo de países que dispõem de um sistema de navegação por satélite, que inclui Estados Unidos (GPS) e Rússia (GLONASS).

A Índia tem um dos programas espaciais mais ativos do mundo, com uma centena de missões desde a sua fundação há pouco mais de meio século.

Em fevereiro do ano passado lançou com êxito para o espaço, também através de um único foguetão, o número recorde de 104 satélites de sete nacionalidades diferentes, marcando uma nova conquista para a agência espacial indiana que, em 2014, conseguiu colocar uma sonda na órbita de Marte.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.