Pena de prisão para mulher que acusou primeiro-ministro do Camboja de ordenar assassínio

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Banguecoque, 12 jan (Lusa) - Uma mulher foi condenada a uma pena de um ano de prisão no Camboja após ter acusado o primeiro-ministro, Hun Sen, de ter ordenado o assassínio de um popular analista político, foi hoje noticiado.

Hin Vansreypov publicou, em julho, um vídeo na rede social Facebook em que acusava o chefe de Governo de ter orquestrado a morte de Kem Ley, morto a tiro um ano antes numa estação de serviço no centro da capital.

O juiz considerou a mulher culpada pelo crime de incitação para cometer um delito ou alterar a paz social, aplicável apesar de a incitação não ter sido efetiva, escreveu o jornal Phnom Penh Post.

A mulher, que também foi condenada a pagar uma multa de um milhão de riéis (206 euros), admitiu ter publicado o vídeo, justificando o ato como uma resposta a críticas pessoais de que foi alvo por parte de simpatizantes do partido no governo, indicou o mesmo jornal.

Kem Ley, abertamente crítico do Governo de Hun Sen, tinha fundado um partido político que ia apresentar candidatos às eleições municipais do ano passado.

Contudo, o ativista foi assassinado por um soldado na reserva, que atribuiu o crime a uma disputa relacionada com uma dívida de três mil dólares (cerca de 2.500 euros), o que a família da vítima negou. O soldado foi condenado a prisão perpétua.

Os assassínios por motivos políticos eram relativamente comuns no Camboja durante os anos de 1990, mas a violência foi reduzindo gradualmente, sendo que o último caso conhecido remontava a 2012.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.