FC Porto dominou de forma clara, mas concorrência está perto

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O FC Porto, de Sérgio Conceição, dominou de forma clara a metade inicial da I Liga portuguesa de futebol, mas, feitas as contas, o Sporting só está a dois pontos, e o tetracampeão Benfica a cinco.

Com mais vitórias (14), o melhor ataque (45 marcados) e a melhor defesa (nove sofridos), os 'dragões' só não têm uma vantagem superior no final da primeira volta porque os 'leões' foram felizes em várias ocasiões e os 'encarnados' venceram algumas vezes jogando muito mal.

Ainda assim, o FC Porto é um 'campeão de inverno' -- pela 30.ª vez e primeira desde 2010/11 -- isolado, com um registo de pontos (45) igual ao de 2012/13, temporada em que conquistou o título nacional pela última vez, no 'milagre' de Kelvin.

Os 'dragões' partiram até teoricamente fragilizados, face ao 'fair-play' financeiro da UEFA, mas isso acabou por ser a sua sorte, já que, em vez que contratarem mais uma série de jogadores de qualidade duvidosa, tiveram de contentar-se com o regresso dos emprestados, que antes não serviam e agora foram decisivos.

Ricardo (estava cedido ao Nice) foi importante, enquanto Aboubakar (Besiktas) e Marega (Vitória de Guimarães), cada qual com 14 golos, foram determinantes, formando com Brahimi um temível trio ofensivo, decisivo nos 45 golos que os 'azuis e brancos' não atingiam, à 17.ª ronda, desde 1995/96 (46).

O técnico Sérgio Conceição, também ele a solução possível, tem igualmente uma grande quota-parte nesta 'conquista', pela forma como colocou a equipa a jogar e liderou o grupo, 'sentando' sem problema 'estrelas' como Casillas, Maxi Pereira ou Óliver.

Ainda assim, o ex-técnico do Nantes deve lamentar os seis pontos perdidos, pois o FC Porto fui superior face ao Sporting (0-0 em Alvalade) e ao Benfica (0-0 no Dragão) e, na Vila das Aves (1-1), esteve ganhar e pagou caro a expulsão de Corona.

A exemplo de FC Porto, que repetiu a invencibilidade de 2012/13, o Sporting também atingiu o final da primeira volta sem derrotas, registo que não conseguia desde 1994/95, mas, ainda assim, com menos um ponto (43) do que em 2015/16, na época de estreia de Jorge Jesus.

Os 'leões' somaram quatro empates, com FC Porto (0-0) e Benfica (1-1), sendo inferiores, com o Sporting de Braga (2-2), num jogo em que Bruno Fernandes salvou a invencibilidade com um penálti aos 90+5 minutos, e em Moreira de Cónegos (1-1).

A situação podia ser bem pior, não fossem três tentos de Bas Dost, mais ou menos polémicos, marcados sobre o final, com Vitória de Setúbal (1-0, de penálti, aos 86) e nos redutos de Feirense (3-2, de penálti, aos 90+8) e Rio Ave (1-0, aos 85).

O 'salvador' do jogo com os 'arsenalistas' foi o reforço em maior destaque, mas impuseram-se mais cinco no 'onze', casos de Piccini, Mathieu, Fábio Coentrão, Battaglia e Acuña.

Dos que permaneceram, brilharam, sobretudo, Gelson Martins, o grande desequilibrador, Bas Dost, o finalizador (16 golos), e o guarda-redes Rui Patrício, que deu muitos pontos a ganhar.

O FC Porto não teve oscilações, e o Sporting 'tremeu', mas não caiu, ao contrário do Benfica, que teve enormes 'altos e baixos' nas primeiras 10 jornadas, com dificuldades em 'esquecer' o 'adeus' de Ederson, Nelson Semedo, Lindelöf e Mitroglou.

O desaire no Bessa (1-2), com 'frango' de Varela, e o empate no Funchal (1-1), em ambos desperdiçando vantagens iniciais, deixaram marcas, mais do que o 1-1 em Vila do Conde, e as exibições caseiras com Portimonense (2-1) e Feirense (1-0) quase custaram mais pontos.

Perante este cenário, e com o 'desaparecimento' de Seferovic, que começou a época em 'grande', Rui Vitória trocou o '4-4-2' pelo '4-3-3', com a introdução de Krovinovic, e o Benfica melhorou, com cinco vitórias e dois empates, face aos outros 'grandes'.

Numa época em que foi a pior equipa da 'Champions' e já caiu da Taça de Portugal e da Taça da Liga, manteve-se 'in-extremis' na corrida a um inédito 'penta', muito também por causa de Jonas e dos seus 20 golos, um registo à Mário Jardel.

O Benfica, que soma os mesmos 40 pontos da primeira época de Rui Vitória, rumo ao 'tri', e só menos dois do que a época passada, está a cinco do FC Porto e a três do Sporting e só tem mais três do que o Sporting de Braga.

Após um início 'falhado', com três derrotas nas primeiras cinco rondas, os 'arsenalistas' somaram 10 triunfos nas derradeiras 12 -- 2-2 em Alvalade e 0-1 no Funchal -, com Abel Ferreira a apostar na rotação e o coletivo a sobrepor-se, com cinco jogadores a apontarem quatro golos e 11 tentos a virem do banco.

A formação bracarense dificilmente entrará na luta pela 'Champions', esta época só para os dois primeiros, mas tem a Liga Europa quase garantida, face aos 10 pontos à maior sobre os quintos colocados, Rio Ave e Marítimo.

Os vila-condenses, de Miguel Cardoso, primaram pelo futebol positivo, bonito, com posse de bola, enquanto os insulares, de Daniel Ramos, fizeram dos Barreiros a sua fortaleza, 'quebrada' pelo Desportivo de Chaves, após 23 jogos de invencibilidade.

Mais abaixo, nos 23 pontos, seguem um Desportivo de Chaves em crescendo e um Vitória de Guimarães muito irregular, liderado por 10 golos de Raphinha, o melhor marcador entre os 'pequenos'.

A fechar a primeira metade, surge o Boavista, que impôs a única derrota a um 'grande' na primeira volta (2-1 ao Benfica) e segue nove pontos acima da 'linha de água' (23 contra 12), afigurando-se como a última equipa em situação relativamente tranquila.

Tondela, lançado para não necessitar de mais um 'milagre' a acabar, e Belenenses encabeçam a segunda metade, com 19 pontos, e não podem facilitar, tal como o promovido Portimonense, com 18, e o quinto melhor ataque (23 golos), e o Feirense, com 17.

Pior, com 14 pontos, estão Desportivo das Aves, Moreirense e Paços de Ferreira, que já procura o terceiro treinador, enquanto, nos lugares 'malditos', com 12, situam-se o Vitória de Setúbal, do 'resistente' José Couceiro, e o Estoril-Praia.

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.