"Não sou candidato oficioso de ninguém mas candidato oficial de um movimento de pessoas"

| Norte
Porto Canal

O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira afirmou ao Porto Canal que apenas é candidato do movimento de cidadãos e não o candidato de nenhum partido e sublinha que a principal prioridade é a coesão social. Na Grande Entrevista Rui Moreira falou na segurança da cidade do Porto, no que o centralismo de Lisboa tira à reabilitação urbana da cidade.

Independente, independente e independente. Rui Moreira afirma que a sua candidatura Câmara do Porto é apenas oficial do movimento de cidadãos que o apoia e que não é candidato "oficioso de mais ninguém". Quanto ao falado apoio do CDS do Porto, Moreira não nega mas afirma que esse apoio "não condiciona" em nada os projectos e ideias que tem para a cidade. Na forma como faz política o candidato independente afirma que "haverão ataques pessoais" mas não de sua parte.

Nas intervenções justificou a forma "discreta" como faz campanha afirmando que a comunicação social atrapalha quando vai para o terreno. "Eu gosto que as nossas intervenções não sejam púbicas", salientou o candidato que adiantou que as "pessoas não querem campanhas para serem fotografadas mas sim para falar e serem ouvidas".

Classificando como mito a ideia que políticas de segurança seja de direita abordou o projecto de vídeovigilância que tem para a cidade do Porto afirmando que a segurança "é uma prioridade das populações" dando o exemplo dos mais velhos que "têm medo de sair de casa quando o sol se põe". Quanto ao metro do Porto Rui Moreira afirma que é "demagogia" pensar no projecto a curto prazo mas que a linha ocidental (Matosinhos - Campo Alegre - S. Bento) é muito importante.

No tema do centralismo Rui Moreira afirmou que "é uma vergonha o que estão a fazer ao Porto em relação à reabilitação urbana". O candidato ainda foi mais longe e disse que a ministra Assunção Cristas "não faz ideia nenhuma" do que é reabilitação urbana.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.