Cristas lamenta erro sobre unidades de saúde familiar admitido só "depois de muita insistência"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 jan (Lusa) - A presidente do CDS-PP lamentou hoje que o ministro da Saúde só depois de "muita insistência" tenha reconhecido que informou mal o primeiro-ministro, que disse que abriram 23 unidades de saúde familiar (USF) quando nenhuma foi "regularmente" aberta.

"Foi pena ter havido este erro, foi pena o senhor primeiro-ministro ter querido zombar do CDS, e foi pena o senhor ministro da Saúde não ter tomado a iniciativa de corrigir e só depois de muita insistência ter vindo dizer a verdade", afirmou Assunção Cristas aos jornalistas depois de um debate no parlamento com Adalberto Campos Fernandes.

Assunção Cristas já tinha afirmado hoje de manhã que a Associação de Unidades de Saúde Familiar tinha desmentido o primeiro-ministro, António Costa, que afirmou no debate quinzenal no parlamento na terça-feira que tinham aberto 23 USF em 2017, quando terão apenas entrado em funcionamento cinco dessas unidades e sem despacho dos ministérios da Saúde e das Finanças.

"Lamentamos que [o ministro da Saúde] tenha apenas reconhecido, depois de muita insistência do CDS, porque isto mostra um Governo que não tem vontade de falar com lealdade, com clareza e com verdade aos portugueses", afirmou Assunção Cristas.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou hoje no parlamento, depois de questionado pelo CDS, que o primeiro-ministro tinha sido mal informado acerca da abertura das USF em 2017.

"Errar todos erram, mas quando as pessoas erram de boa-fé, normalmente, utilizam a primeira oportunidade que têm para corrigir o erro e repor a verdade. Não foi isso que nós assistimos hoje, o senhor ministro da Saúde só depois de duas vezes aqui questionado pelas deputadas do CDS é que, então, porque não podia fugir mais à pergunta, é que acabou por esclarecer", afirmou Assunção Cristas.

A líder dos centristas reiterou que, "de acordo com os dados da associação de USF, aparentemente cinco terão entrado em funcionamento, sem despacho", mas sublinhou que nem esse esclarecimento o CDS conseguiu obter do ministro da Saúde, "que se limitou a dizer que teria havido um erro na comunicação ao senhor primeiro-ministro".

No debate quinzenal na terça-feira, Assunção Cristas questionou o Governo sobre quantas unidades de saúde familiares foram abertas em 2017, tendo o primeiro-ministro respondido que abriram 23.

"Fui rigoroso quando disse que não tínhamos alcançado o objetivo no ano passado, de 25 por ano, mas não disse que não tínhamos aberto nenhuma. Abrimos 23", disse António Costa, referindo que o programa de Governo tem o objetivo de criar 100 novas USF ao longo da legislatura.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".