Póvoa de Varzim vai construir cinco quilómetros de ciclovias na cidade

| Norte
Porto Canal com Lusa

Póvoa de Varzim, Porto, 10 jan (Lusa) - A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai avançar com a construção de mais de cinco quilómetros de ciclovias na cidade e recuperar a ligação ciclável para o concelho vizinho de Famalicão.

O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa, Aires Pereira, que apontou estes projetos como parte integrante de uma candidatura global do município a fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano [PEDU], num valor total de 11,4 milhões de euros.

O autarca pretende que estas ciclovias na cidade sejam uma realidade até 2020, considerando que, depois da execução das mesmas, "a Póvoa de Varzim ficará praticamente coberta em termos de vias de circulação para bicicletas".

"Haverá três eixos a merecerem intervenção: a criação de uma ciclovia, paralela à via B, que atravessará toda a cidade; uma outra de interligação entre o Parque da Cidade e a zona da marginal; e uma de ligação entre a zona das escolas e o cento da cidade e a estação de metro", apontou o autarca.

Além destas intervenções na localidade, Aires Pereira apontou ainda o investimento de 2,5 milhões de euros na recuperação da ciclovia que liga Póvoa de Varzim e Famalicão, atualmente instalada no traçado da antiga linha ferroviária que ligava os dois concelhos.

"Vamos proceder a uma significativa remodelação, nomeadamente no piso e na sinalética, sendo feito em parceria de compatibilização com a autarquia de Famalicão, para que toda via fique uniforme", apontou o presidente da câmara municipal.

Além da construção das ciclovias, Aires Pereira destacou, ainda, outros projetos que vão avançar com as verbas do PEDU, nomeadamente a nova central de camionagem da cidade

"Será uma peça fundamental no âmbito do estudo de mobilidade urbana que a câmara está a fazer, em conjunto com Vila do Conde", apontou.

O autarca enalteceu, também, reabilitações dos edifícios para a proteção civil, no antigo quartel, e outro para o mecenato cultural, na zona do museu, assim como a reabilitação do conjunto habitacional do bairro social de Barreiros.

JPYG // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.