Ministro do Ordenamento visita Ovar para equacionar medidas de urgência devido ao mau tempo

Ministro do Ordenamento visita Ovar para equacionar medidas de urgência devido ao mau tempo
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Ovar anunciou hoje que o ministro do Ordenamento e o secretário de Estado do Ambiente estarão esta quarta-feira no concelho para averiguarem os estragos causados pelo mau tempo e equacionarem medidas de urgência no Furadouro.

O presidente da Câmara, Salvador Malheiro, admite que os prejuízos na costa de Ovar foram avultados e ainda estão a ser contabilizados, mas garante que "as autoridades superiores já foram sensibilizadas para a gravidade da situação" no concelho - onde há outras zonas ameaçadas, como a floresta de Maceda, mas os riscos são maiores em Cortegaça e na praia do Furadouro, onde vivem cerca de 2000 pessoas.

"O ministro do Ordenamento do Território vem cá com o secretário de Estado do Ambiente para fazer um ponto da situação e, espero eu, atuar de forma imediata com obras a sul do Furadouro", revelou o autarca em declarações à Lusa.

O objetivo é "impedir que o mar continue a galgar para o espaço público", antecipando assim "as ondas fortíssimas que estão previstas para a mesma zona no mês de fevereiro".

"É preciso ativar mecanismos de emergência para fazer face ao avanço do mar a sul do Furadouro e em Cortegaça", assegura Salvador Malheiro. "Toda a costa de Ovar está em alerta máximo, mas aí a situação é mais complicada porque é onde temos pessoas a viver e estabelecimentos comerciais".

Nos bairros piscatórios de Esmoriz e do Furadouro, onde todos os invernos são delicados devido à precariedade das construções em madeira e à sua excessiva proximidade ao mar, as inundações verificadas no final de 2013 obrigaram a realojamentos em parques de campismo e em unidade hoteleiras.

Esta segunda-feira, à noite, técnicos da autarquia atuaram também em Cortegaça, escavando barreiras de proteção que evitassem a destruição de um bar que, embora edificado sobre o areal, se encontra nesse local "há dezenas de anos, desde o tempo em que a praia tinha centenas de metros de areia".

"Há pessoas que não têm culpa do que está a acontecer", observa Salvador Malheiro. "Têm ali a sua vida desde o tempo em que estava tudo bem e não podem ser abandonadas quando tudo se altera sem ser por culpa delas", conclui.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.