Publicada portaria com sistema de incentivos à eficiência da despesa pública

| Política
Porto Canal com Lusa

Redação, 10 jan (Lusa) -- A portaria que estabelece o Sistema de Incentivos à Eficiência da Despesa Pública (SIEF) foi hoje publicada em Diário da República, prevendo incentivos financeiros e não financeiros às equipas da administração central que obtenham poupanças acima de 50 mil euros.

"Revela-se essencial consagrar uma estrutura de incentivos para equipas da administração pública, assente em metas de redução efetiva da despesa com garantia de elevado desempenho dos serviços", lê-se no texto da portaria n.º 11/2018 de 10 de janeiro, que destaca a importância de "estabelecer as condições para que sejam adotadas por todos os serviços da administração direta e indireta do Estado, de forma regular e abrangente, iniciativas dirigidas à geração de ganhos de eficiência, permitindo-se a identificação das boas práticas e a promoção de poupanças sem prejuízo para a qualidade dos serviços públicos prestados".

Nos termos da portaria, podem beneficiar de incentivos "iniciativas geradoras de melhorias de eficiência" (nomeadamente as que permitam uma redução total de despesa de valor igual ou superior a 50 mil euros) na área da aquisição ou locação de bens e serviços, empreitadas de obras públicas, gestão de recursos humanos e gestão de património imobiliário público.

Os incentivos à melhoria de eficiência podem ser financeiros (uma prestação pecuniária) ou não financeiros (ações de formação profissional, experiências de trabalho em instituições internacionais, recurso ao teletrabalho ou melhoria da oferta de amenidades, nomeadamente, salas de refeição e espaços sociais e de convívio).

No caso das prestações pecuniárias, a portaria estabelece que "o valor dos incentivos a distribuir pela equipa em cada ano é de 50% do montante referente à redução de despesa validada pela Inspeção-Geral de Finanças, até um limite anual global de 100% da massa salarial mensal da equipa responsável pela melhoria de eficiência".

Se os efeitos de redução de despesa tiverem uma recorrência anual, é admitida a atribuição de incentivos "até um limite máximo de quatro anos".

Os incentivos financeiros serão distribuídos "de forma proporcional à remuneração mensal de cada membro da equipa" e "de forma equitativa" a cada elemento que a constitui.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.