Seis distritos do continente sob aviso amarelo devido à queda de neve

Seis distritos do continente sob aviso amarelo devido à queda de neve
| País
Porto Canal com Lusa

Seis distritos de Portugal continente estão hoje e na quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima da cota de 800 metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 12:00 de quinta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo Instituto sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva aumentando de intensidade durante a manhã e início da tarde, passando a aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo até ao início da tarde, em especial no litoral Norte.

Está também prevista queda de neve acima dos 1000/1200 metros, descendo a cota para 800 metros a partir do início da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte com rajadas até 85 km/h nas terras altas, formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida de temperatura.

Na região Sul prevê-se períodos de céu muito nublado, chuva fraca aumentando de intensidade durante a manhã e início da tarde, passando a aguaceiros diminuindo de frequência, vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente forte com rajadas até 85 km/h nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre os 02 graus (em Bragança e na Guarda) e os 09 (em Lisboa) e a máxima entre os 06 (na Guarda) e os 18 (em Faro).

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.