Governo aumenta capital estatutário dos hospitais do Norte em 500 milhões de euros

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 09 jan (Lusa) -- O Governo aumentou o capital estatutário dos hospitais da região Norte em mais de 500 milhões de euros, permitindo-lhes saldar dívidas ou requalificar as suas instalações, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Numa nota enviada à Lusa, a ARS do Norte referiu já ter sido publicado em Diário da República o despacho da secretária de Estado do Tesouro que prevê a alocação de mais de 500 milhões de euros às diferentes unidades hospitalares desta região.

Desta forma, os conselhos de administração vão poder saldar grande parte das suas dívidas -- acumuladas durante anos -, prestarem mais e melhores cuidados aos cidadãos, requalificar ou ampliar as instalações e serviços e alocar novos recursos, esclareceu.

"De referir ainda que, estando em fase de avaliação vários projetos para a saúde na região, é previsível que os mesmos venham a merecer da parte do Governo o financiamento respetivo", frisou a ARS do Norte.

Segundo esta entidade, este esforço financeiro por parte do Governo de António Costa é a continuidade do que tem sido o investimento feito no Serviço Nacional de Saúde (SNS) como a construção de raiz de novas unidades de saúde, atribuição de novos equipamentos, alargamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados ou instalação nos Cuidados de Saúde Primários, pela primeira vez, da vertente de saúde oral.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.