FNE recusa proposta para adiar mobilidade para docentes e avança para a greve

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- A Federação Nacional de Professores (FNE) recusou hoje uma proposta do Ministério da Educação para adiar para 2015 a entrada dos professores na mobilidade especial, terminando a reunião sem acordo com o executivo e reafirmando a greve marcada.

"O Ministério queria criar um regime excecional para os professores, evitando que eles entrassem na requalificação tão depressa. Admitia-se que o regime se aplicasse dentro de um ano, em 2015. O problema para nós era de que não podíamos de maneira nenhuma concordar com a existência de um mecanismo da requalificação. A nossa discordância era uma discordância de base relativamente à possibilidade de haver um regime que determina o despedimento com o nome de requalificação profissional. O que nós queremos é que o regime não exista", disse o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva.

O líder da federação falava aos jornalistas no final de uma reunião com o secretário de Estado da Administração Escolar, Casanova de Almeida, e com o Secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, que hoje decorreu nas instalações do Ministério da Educação e Ciência (MEC) no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, para negociar as novas regras aplicáveis à função pública.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de os professores representados pela FNE se sentirem defraudados pelo facto de a federação ter recusado a proposta de adiamento na entrada no regime de mobilidade especial apresentada pelo Governo, Dias da Silva reconheceu que essa é uma interpretação possível.

"Reconheço essa possibilidade de interpretação. Nós achamos que defraudaríamos as expetativas se admitíssemos a existência de um diploma que prevê a possibilidade de desemprego na administração pública", declarou.

IMA // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.