Agitação marítima forte vai diminuir a partir do final da tarde

Agitação marítima forte vai diminuir a partir do final da tarde
| País
Porto Canal (imagem: Luís Rodrigues)

A agitação marítima forte vai diminuir gradualmente a partir da tarde de hoje, devendo a situação normalizar na quarta-feira, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"A situação continua grave, mas já temos uma diminuição da agitação marítima. Na costa ocidental, temos ondas com alturas significativas, entre os 5,5 e os 6,5 metros, o que significa que já não é aviso vermelho, estamos no laranja", explicou.

De acordo com Maria João Frada, a partir do final da tarde de hoje, a altura das ondas vai diminuir gradualmente para os 4,5 a 5,5 metros e depois, a partir da tarde de quarta-feira deverá normalizar com ondas de três a quatro metros.

Apesar da melhoria, o IPMA emitiu aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga e o arquipélago da Madeira até às 17:59 de hoje.

O IPMA colocou também os grupos Central e Ocidental Açores sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, por causa da agitação marítima até às 17:59 de hoje.

A meteorologista Maria João Frada adiantou também à agência Lusa que os distritos da Guarda, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Portalegre e Coimbra vão estar sob aviso laranja e amarelo até às 23:59 de hoje devido à previsão de chuva forte.

"A precipitação mais intensa ainda está para vir. Já está [ao iníciol da manhã] a ocorrer precipitação mais intensa na região da Grande Lisboa, Santarém e no sul do distrito de Leiria e na parte interior do vale do Tejo, isto porque temos uma massa de ar que afeta o arquipélago da Madeira e Portugal continental", disse.

Segundo a meteorologista, a massa de ar quente tem um elevado conteúdo em vapor de água e que dá origem a muita precipitação.

"Aqui o preocupante vai ser a persistência da precipitação que será até ao final do dia de hoje sempre nos mesmos locais", salientou.

A meteorologista disse ainda que a previsão aponta para vento moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 quilómetros/hora, temperaturas mínimas elevadas e máximas baixas.

"Em relação ao dia de amanhã [quarta-feira] gradualmente esta ondulação tem tendência a perder atividade e deslocar-se de sul para norte e a precipitação ficará mais confinada às regiões a norte do Cabo Carvoeiro. As restantes regiões do sul e do interior vão estar com boas abertas a partir do meio da manhã", concluiu.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.