Aprovado relatório final que responsabiliza Governo PS e banca nos swaps

Aprovado relatório final que responsabiliza Governo PS e banca nos swaps
| Economia
Porto Canal

Os deputados da comissão parlamentar de inquérito aos 'swaps' contratados pelas empresas públicas aprovaram hoje o relatório final que responsabiliza o anterior Governo PS e a banca, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e contra da oposição.

O relatório com os resultados dos trabalhos da comissão de inquérito aos 'swap' contratados por empresas públicas, que decorreram desde maio passado, com 42 audições e a análise de milhares de documentos, concluiu que houve "uma gestão imprudente" dos dinheiros públicos na contratação de 'swaps' pelas empresas públicas, responsabilizando, em particular, o Governo socialista anterior, presidido por José Sócrates, os gestores públicos e a banca.

O documento, escrito pela deputada do PSD Clara Marques Mendes, foi muito criticado pela oposição, que apresentou centenas de propostas de alteração, por considerar que este segue a linha de argumentação da atual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e que não refere as responsabilidades do atual executivo na gestão deste processo.

Entretanto, hoje, a deputada relatora acolheu algumas propostas de alteração sugeridas pela oposição PS, PCP e Bloco de Esquerda, mas estas serviram sobretudo para reforçar a critica aos bancos na venda de 'swap', o que levou a oposição a considerar que o documento continua a "branquear" as responsabilidades do executivo de Passos Coelho na gestão deste processo.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.